10 viagens de carro de tirar o fôlego pelo Reino Unido e Irlanda

Viver ou estudar no Reino Unido ou na Irlanda é a oportunidade perfeita para passar fins-de-semana ou feriados prolongados a fazer roadtrips pelas Ilhas Britânicas. Monte uma lista de reprodução (experimente o Spotify da EF), abasteça-se de lanches e parta para uma destas viagens rodoviárias de tirar o fôlego pelo Reino Unido e Irlanda:

1. Yorkshire Dales, Buttertubs Pass, Inglaterra

A abundância de estradas sinuosas, curvas apertadas e charnecas intermináveis de Yorkshire proporcionam a oportunidade perfeita para praticar a sua condução em pista única.

Embora possa ficar preso atrás de um ou dois tractores durante o percurso, dirija-se a Buttertubs Pass, no coração de Yorkshire Dales, uma subida de cortar os pulmões, famosa na Primeira Etapa da Volta a França de 2014, e lar dos famosos buracos de 20 metros de profundidade, onde os agricultores baixavam a manteiga para a manter fresca a caminho dos mercados locais. Pare na Wensleydale Creamery no caminho para provar o melhor queijo de Dales!

2. Burrowdale to Buttermere, Lake District, England

Património Mundial da UNESCO, o Lake District é um paraíso para os amantes da vida ao ar livre. Ao explorar esta bela parte de Inglaterra, que se estende por quase 2.500 quilómetros quadrados, descobrirá lagos pitorescos, colinas imponentes e os mais belos pores-do-sol de Inglaterra. Experimente conduzir de lago em lago e acampar em Buttermere, andar de caiaque no lago Ullswater ou fazer caminhadas em Scafell Pike, a montanha mais alta de Inglaterra.

3. Black Mountain Pass, Brecon Beacons, País de Gales

Este desfiladeiro de 32 quilómetros atravessa os vales galeses de Gwaun-cae-Gurwan a Llandovery, atravessa pontes estreitas que o elevam sobre rios de montanha frescos, espreme-se entre muros de pedra e sobe até à charneca sobre a lendária Black Mountain. Cuidado com as ovelhas desgarradas e certifique-se de que tem os travões a funcionar em pleno para se manter seguro nesta passagem de cortar a respiração!

4. Abergwesyn Pass, Powys, País de Gales

Outra bela viagem rodoviária no País de Gales é um trecho de 32 quilómetros que liga Abergwesyn e Tregar, apelidado de The Devil's Staircase (A Escadaria do Diabo). Há uma boa razão para esta alcunha: um trilho estreito e único, uma subida quase vertical através da floresta sinuosa que não é para os fracos de coração. O desafio é recompensado com quilómetros de vales expostos onde só terá ovelhas como companhia. Lembre-se de que há uma descida íngreme no outro lado da colina.

5. Desfiladeiro de Cheddar, Somerset, Inglaterra

Cheddar Gorge, um desfiladeiro de calcário nas Mendip Hills perto da aldeia de Cheddar em Somerset, atrai meio milhão de visitantes todos os anos que viajam para visitar as Cheddar show caves. Faça um passeio de carro através do desfiladeiro, onde as falésias quase verticais de 500 pés se erguem acima da estrada e as cabras trepam nos cumes. Recomenda-se uma viagem de manhã cedo para evitar a azáfama de todos os turistas.

6. Cotswolds, Inglaterra

As Cotswolds são caracterizadas por colinas ondulantes, aldeias medievais de colmo dignas de um postal e belos castelos e casas senhoriais que o fazem sentir como se tivesse entrado num cenário de Downton Abbey. Visite Castle Combe, Stroud, Blenheim Palace e a pequena aldeia de Bourton-on-the-water. As Cotswolds organizam muitos festivais e eventos, por isso verifique o que está a acontecer antes de planear a sua viagem.

7. Cornwall, Devon, Inglaterra

Cornwall, no canto sudoeste do Reino Unido, é perfeita para uma viagem de carro. As costas acidentadas com praias de areia, portos escondidos e salas de chá pitorescas tornam a condução neste condado um prazer absoluto. Há uma abundância de vistas costeiras, por isso não há uma rota ou distância perfeita para percorrer durante a sua viagem, mas certifique-se de que faz uma paragem em Lands End, na enseada escondida de Cadgwith e na tradicional aldeia piscatória de Port Isaac. Ah, e prove um chá de Cornish cream com um scone enquanto estiver lá.

8. North Coast 500, Highlands, Escócia

Se se sentir ambicioso e quiser viajar um pouco mais longe, a Escócia possui algumas das paisagens mais pitorescas da Europa. A rota North Coast 500 oferece mais de 800 quilómetros para explorar a Escócia a seu bel-prazer. Percorra as estradas serpenteantes de Inverness a John O'Groats e de novo para sul, visite destilarias, passe por castelos escarpados, descubra praias isoladas e observe a vida selvagem pelo caminho. Se tiver pouco tempo, escolha alguns locais prioritários, como as Cairngorms!

9. The Wild Atlantic Way, Donegal, Leitrim, Sligo, Mayo, Galway, Clare, Limerick, Kerry e Cork, Irlanda

Explore nove condados da Irlanda numa viagem de 2.500 km ao longo da bela costa oeste do país. Aviste ilhas pitorescas em uma rota inspiradora que inclui cinco parques nacionais, inúmeras praias, mosteiros, castelos e faróis. Se o tempo estiver ruim, não se preocupe - há cervejarias famosas, museus e galerias de arte esperando para serem descobertos.

10. Snowdonia National Park, País de Gales

Traçando a forma de um “Y” no mapa, esta rota não convencional começa na pitoresca cidade de Betws-y-Coed (procure no Google a ponte Pont-y-Pair) e sobe pelo épico Snowdonia National Park até Llanberis. Aqui, verá o glorioso Monte Snowdon a espreitar por entre a neblina, a 3.560 pés. Depois, refaça as suas rodas para sul, passando pelo castelo medieval escarpado de Harlech até Barmouth, onde o esperam vistas épicas da Baía de Cardigan.

Estude inglês no Reino Unido connoscoSaber mais

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro