O segredo mais bem guardado de Tóquio
Se vais estudar japonês no Japão, vais querer as dicas todas, certo? Localizados no meio dos arranha-céus de Shibuya, sinais de néon e ruas movimentadas encontra-se Nonbei Yokocho – este é o segredo mais bem guardado de Tóquio
A descoberta
Normalmente passaria por este local sem reparar se não fosse o meu amigo, que cresceu em Tóquio, e me indicou o caminho. Depois de entrar nesta rua, apercebi-me que não estava a apanhar um atalho, ao invés, entrava num espaço que parecia Tóquio há 50 anos atrás. Estava no segredo mais secreto de Tóquio
O ambiente
Lanternas de papel iluminam o caminho para as lojas de yakitori e para pequenos bares. Acabámos a beber cervejas no sítio favorito do meu amigo, enchendo-o quase completamente. Os empregados do bar não falam inglês, mas o meu amigo traduziu o que é importante partilhar – que viu o Jimi Hendrix tocar e quer visitar Suécia.
Um fim de noite transformou-se numa manhã antes de ter tido oportunidade de olhar para o relógio. Tinham sido as horas mais bem passadas de sempre. Depois de dizer arigatō e sayōnara ao empregado, voltámos às luzes e rapidez de uma cidade do século XXI – uma capital tecnológica.
Na última noite em Tóquio, quis voltar a Nonbei Yokocho. Tinha-me esquecido completamente de tirar fotografias da primeira vez e não quis regressar sem tirar algumas fotos. Com a máquina em riste, comecei a disparar flashes e obtive bons resultados.
Passei algum tempo a passear e observar jovens, homens de negócio e empregados de restaurantes a fazerem pausas pelo caminho. Embora todos de diferentes culturas e trajectos, sorriam e abanavam a cabeça enquanto passavam uns pelos outros. Eles sabiam que eu tinha aprendido o segredo. Eles estavam feliz por estar ali e queriam que eu voltasse.