Sinais que estás pronto para estudar no estrangeiro
Estudar no estrangeiro é uma parte essencial de aprender uma nova língua (como deve ser). Mas como é que se sabe se se está pronto para entrar no avião e começar uma nova aventura que irá provavelmente mudar a nossa vida? Para te ajudar a tomar essa decisão, fizemos uma lista das coisas que definem se uma pessoa está pronta para viver fora do país ou não. Se soltares um: “OH MEU DEUS, ISTO É TÃO EU!”, então é tempo de tirar o pó do teu passaporte e entrar no avião para algum lado. – “Mas para onde?” perguntas tu – Bem, também temos sugestões para isso!
1. És obcecado por séries/músicas/filmes de um país
Ver e ouvir séries e música na língua que estás a estudar (ou queres estudar) é uma óptima forma de melhorares a tua fluência. Vê as nossas sugestões de Netflix para Inglês aqui e aqui. Contudo, quando se torna uma obsessão, é seguro dizer que precisas de fazer as malas e experimentar esse país em pessoa.
2. És viciado em aprender mais
Super nerdy, nós sabemos, mas és viciado. Nenhuma viagem de autocarro, carro ou comboio está completa sem avançares um ou dois níveis na tua app de treino de línguas ou leres uma página ou dias do livro nessa língua. Estás numa missão para melhorar todos os dias e aprimorar as tuas capacidades e o teu sotaque.
3. Sonhas noutra língua
Este é um privilégio reservado para aqueles que falam a língua fluentemente, mas quando estás mais do que pronto para estudar no estrangeiro, a língua arranja uma forma de entrar nos teus sonhos.
4. Ficas aborrecido de só falar uma língua
Um homem sábio disse que o limite para a língua de alguém é o limite do seu mundo, e não podes concordar mais. Está tão aborrecido com o mundo-de-uma-só língua e as limitações que isso impõe na tua comunicação. Existe um mundo lá fora e tu queres saber comunicar com ele. Escolhe estudar no estrangeiro e não te vais arrepender.
5. Só queres saber da comida de um sítio em particular
Existem poucas coisas que te permitam imergir numa cultura tão completamente como a comida. As tuas papilas gustativas são praticamente bilíngues: Já encontraste todos os restaurantes Japoneses, pizzas Italianas ou hambúrgueres Americanos num raio de 50 Km. E quando o staff já sabe o teu pedido, é altura de tomar o próximo passo e experimentar a realidade do país.
6. Ser curioso e com mente-aberta são características que tens por defeito
És fascinado pelo mundo, interessado por outras culturas e cheio de curiosidade pelas paisagens, sons e sabores do mundo. Perderes-te numa nova cidade soa super bem e mal podes esperar por estar numa cidade onde ninguém te conhece. Estás pronto para descobrir cada canto do mundo – e aprender uma nova língua é o primeiro passo para te tornares um viajante do mundo.
7. Já sabes que actividades e excursões queres fazer
O Google é o teu melhor amigo – já sabes o mapa do metro, quais as viagens a fazer e quais os melhores ângulos para tirar selfies nos pontos turísticos. Basicamente, já tens um itinerário para a primeira semana no teu destino de sonho e é altura de pôr toda essa pesquisa em prática.
8. Toda a gente sabe dos teus planos para estudar fora
Estás tão entusiasmado com o teu plano, que só o queres partilhar com toda a gente. O condutor de autocarro, o carteiro, a tua tia-avó e toda a internet – todos sabem que vais longe. Não há nada de mal com isso: sharing is caring, no final de contas.
9. Queres experimentar estudar no estrangeiro
Aulas de línguas, apps, filmes, podcasts e aventuras culinárias são interessantes e divertidas. Mas sabes que é na imersão que está o segredo: a forma mais rápida de aprender uma língua e tornares-te fluente é viver 24h por dia a praticar com os locais. Estar preocupado em aprender o máximo possível num curto espaço de tempo só mostra o quão maturo e preparado estás. Vai em frente e explora o mundo!