Porque escolher uma família de acolhimento quando estás a estudar no estrangeiro
Acabaste de voltar de um curso na Califórnia. O teu inglês é fantástico, estão todos com inveja do teu bronzeado e provavelmente ainda há alguma areia na tua mala de viagem. Em breve vais ultrapassar a diferença horária e as coisas vão voltar mais ou menos à normalidade. Mas como te podes certificar que as tuas capacidades linguísticas recém-adquiridas não desaparecem como o teu bronzeado californiano?
1. Lê. E depois lê mais um pouco.
Uma forma rápida e barata de praticar uma língua estrangeira depois de voltares a casa é ler. Graças à internet, temos todo o tipo de conteúdos multilinguísticos ao nosso alcance e podemos escolher entre uma infinidade de jornais, livros e revistas estrangeiras. Não te esqueças de subscrever blogues, seguir pessoas no Twitter ou falar com eles no WhatsApp ou Instagram.
2. Troca palavras com amigos
Aprender uma língua é mais divertido com amigos e por isso mantem as tuas competências. Escolhe um amigo e pratica com ele: pode ser através de email, conversas ou até mesmo do Skype. Também podes encontrar amigos de estudo offline na tua universidade local ou inscreveres-te num clube de línguas quando voltares para casa.
3. Canta uma música
Mesmo que as letras das músicas nem sempre façam sentido e a magia de uma música possa desaparecer quando perceberes um pouco da letra, ouvir música de uma forma ativa é uma boa forma de praticares as tuas competências linguísticas. Podes cantar ao mesmo tempo para praticar a tua pronúncia, aprender imensas palavras novas (que rimam!) e até talvez começar a tua própria carreira de compositor.
4. Todas as noites são noites de cinema
Uma das melhores formas de aprender e reter uma língua é ver filmes e programas em outras línguas no Netflix. Lá as pessoas costumam falar da maneira como falam na vida real, por isso podes praticar as tuas competências linguísticas enquanto manténs o ritmo e as piadas e expandes o teu vocabulário com gírias e expressões. Aderires ao Netflix é uma forma divertida e económica de acompanhares os teus programas americanos e ingleses preferidos, assim como conteúdos gratuitos no Youtube.
5. Rede de contactos
Algumas escolas de línguas oferecem plataformas com contactos de alunos e ferramentas online para que os estudantes possam continuar a praticar as suas competências linguísticas depois de voltarem para casa e manter o contacto com pessoas de todo o mundo. O Facebook, Twitter, Instagram ou WhatsApp também funcionam muito bem se os usares para falar ativamente com os teus colegas de viagem na língua que estiveste a aprender.
6. Faz uma (outra) viagem
Viajar não só é a forma mais fácil e barata de manter as tuas competências linguísticas, como é também, provavelmente, a mais excitante. Praticar as tuas competências e alargar os teus horizontes é o melhor, mas também pode ser o mais caro dos dois mundos. Desta forma, não só terás colegas de curso, como possivelmente também um sofá onde dormir da próxima vez que viajares.