Perth é a cidade perfeita para colocares na tua lista de lugares a visitar
Localizada mais perto de Bali do que Sydney, Perth é ao mesmo tempo a cidade maior e mais remota da Austrália e uma das melhores para se viver. A capital da “West Coast” tem kms de praias sem fim, jardins à beira-mar, transportes públicos eficientes e gastronomia verdadeiramente fantástica. Esta cidade está a dirigir-se a todo o gás, com os seus motores amigos do ambiente, em direção à competição com a glamorosa Sydney e com a artística Melbourne, para destino número um entre os mais procurados por estudantes, emigrantes e viajantes. Mas porquê pensar em Perth antes de pensar nas outras capitais Australianas?
Vejamos as razões para visitar Perth
1. Altamente aconselhável para viver
Com ruas ótimas para passear, gastronomia e restauração ricas em variedade e um crescimento urbano sustentável, Perth faz-te sentir como se estivesses numa pequena cidade, mas num cenário urbano. Perth ficou em sétimo lugar no Ranking de 2017 como uma das melhores cidades para se viver, de acordo com o “Economist’s Intelligence”. Assim, esta cidade com 2 milhões de residentes e o seu estilo de vida descontraído, é uma lufada de ar fresco para os visitantes que vêm de cidades com maior densidade populacional.
2. Bom tempo e ótimos espaços exteriores
Se estás a considerar ir visitar ou viver na Austrália, posso arriscar dizer que esperas encontrar dias solarengos, certo? Bem, Perth assegura-te isso! Considerada a cidade mais solarenga da Austrália, Perth normalmente oferece 8,8 horas de sol por dia com uma temperatura média de 30-33 graus Celsius. Como é normal, o estilo de vida segue a meteorologia. À noite ou ao fim de semana, podes encontrar pessoas a fazer piqueniques, a andar de bicicleta, a fazer slackline, a passear, famílias e estudantes a desfrutar dos muitos parques e espaços verdes. King’s Park, localizado em Mount Eliza, um dos pontos mais altos de Perth, tornou-se ao longo do tempo um ponto de encontro do estilo de vida de exterior.
3. Imenso para fazer
Desde pratos merecedores de aparecer no Instagram, cafés chiques, boutiques de roupa de marca a mercados de rua e bares modernos, Perth tem oferta para todos os gostos. Acredita, podes tentar ficar sem nada para fazer, que não vais conseguir. Queres riscar da tua lista algumas das grandes atrações? Visita o Zoo, o Perth Mint ou põe-te no comboio, e em 30 minutos estarás em Fremantle – uma cidade encantadora com uma rica história marítima, arquitectura Victoriana e a famosa mini-cervejaria chamada Little Creatures.
4. Inglês Australiano em Perth
Surpreendentemente, para um país tão grande, o Inglês Australiano não tem a mesma variação que o Inglês Americano ou Britânico. Por isso, ao aprenderes Inglês em Perth terás todas as vantagens do estilo de vida saudável e sem a agitação e a azáfama da costa este – tudo isto sem afetar o “tipo” de Inglês que ouves e aprendes.
5. Um reino animal
A apenas 90 minutos de ferry da Perth’s Barrack Street Jetty, fica a Rottnest Island, lar para a quokka. Aqui encontras o que os nativos crêem ser o local com as melhores praias na Austrália. Visita a ilha e passa um dia a passear, andar de bicicleta, fazer snorkeling, andar de barco, fazer caiaque, surf ou apenas sorrir para as quokkas. Podes alugar bicicletas ou levar uma do continente.
Ou talvez prefiras nadar com os golfinhos? Podes riscar isto da tua lista, porque a apenas 1 ou 2 horas de Perthpodes encontrar estas criaturas fantásticas. Visita Rockingham, em Shoalwater Island Marine Park, Mandurah e Koombana Bay, podes encontrar estas criaturas fantásticas. E que tal tubarões baleia? Surpreendente-te com os 16 metros e com as 30 toneladas destes peixes gigantes ao vê-los a nadar em Ningaloo Reef.
6. Com fome?
Para aqueles com mais de 18 anos, é de recordar que o rio Margaret é um dos sítios preferidos do pessoal da West Coast. Com mais de 100 cervejarias e adegas, fabricantes de queijo, baristas, chocolateiros e fabricantes de conservas, é bom que vás com fome! Sem contar com a satisfação de te mergulhares nas delícias já mencionadas, uma visita ao rio Margaret vale bem a pena a viagem de 3 horas a conduzir pela sua lindíssima linda de costa, surf de excelência, observação de baleias, paddling e locais de escalada.
Com a costa este da Austrália cheia de cidades de uma ponta à outra, não é surpresa que a Austrália de Oeste fica mais longe e à parte. Mas com tanto para ver e fazer, achamos que isso não é de todo uma coisa má.
Considera isto um convite para conheceres o lado oeste da Austrália – não te vais arrepender!