O que te impede de viajar? 5 problemas comuns e as respetivas soluções
Tens medo de viajar ? Viajar pelo mundo, conhecer novas culturas e falar várias línguas está no topo da bucket list de muitas pessoas – mas não de todas. Muitas pessoas sentem-se limitadas pelo medo de visitar um país desconhecido e sentem-se mais confortáveis ao ficar em casa. Como estudante e estagiária internacional da EF, eu tive a oportunidade fantástica de viajar pelo mundo e conhecer sítios incríveis. Por isso, perguntei a mim mesma: o que impede as pessoas de viajar?
Tenho aqui 5 soluções para os problemas mais comuns para não se viajar que te podem ajudar a ultrapassar esse medo e dar-te o empurrão que precisas para sair e explorar o mundo!
1. Saudades de casa
Problema: as saudades de casa são descritas como uma reação de luto, como quando se perde alguém querido. No entanto, o motivo da tristeza da pessoa neste caso é a perda de um local familiar. Quando as pessoas viajam, normalmente vão para locais muito diferentes do seu país e isso pode ser um ajuste. As saudades de casa podem então privar as pessoas de se divertir quando estão fora.
Solução: relembra a ti mesmo que mais tarde ou mais cedo estarás de volta a casa e só tens aqueles dias para te divertires e aproveitares o lugar que estás a visitar. Escreve num papel os locais que queres ver e cria um roteiro em que te possas focar. Cria uma rotina de forma a sentires-te confortável por saber o que vais fazer. Assim, vais sentir que tens o controlo da tua vida num ambiente novo e vais perder o medo de viajar.
2. Viajar sozinho
Problema: Estar sozinho noutro país pode ser assustador. Quando viajas sozinho não tens amigos ou familiares em quem te apoiar. Se houver algum problema, tens que encontrar uma solução sozinho. Isso pode deixar as pessoas hesitantes em relação a viajar sozinhas. Podes sempre tentar convencer os teus melhores amigos a irem contigo mas viajar sozinho é uma das coisas mais excitantes do mundo.
Solução: Viajar sozinho pode ser a oportunidade perfeita para fazer amigos de diferentes partes do mundo, ouvir várias línguas e decidir sozinho tudo o que vais fazer. Quantas vezes já tiveste que ir a um restaurante ou local em particular por causa de um amigo? Bem, quando viajas sozinho tu és o líder e podes fazer o que quiseres. No caso de precisares de ajuda, podes recorrer à tecnologia. Podes sempre ligar à tua família ou fazer uma chamada por Skype!
3. Dinheiro
Problema: Um requisito importante quando se fala de viajar é o dinheiro. Os voos, hóteis e o custo de vida num país estrangeiro podem ser caros. Felizmente, hoje-em-dia há imensas opções que as pessoas podem ter em consideração antes de viajar.
Solução: Se queres viajar sem gastar muito dinheiro, o melhor é fazeres alguma pesquisa na internet. Em vez de reservares um quarto num hotel, podes considerar um Airbnb ou um hostel. Viajar com um amigo e partilhar o quarto também é uma ótima forma de poupar dinheiro.
Se viajares de avião, certifica-te de que marcas o teu voo com antecedência. Os voos são bastante caros mas muitas companhias têm ofertas exclusivas, por isso fica de olho nos sites.
4. Diferenças culturais
Problema: Comidas diferentes, hábitos diferentes e fusos horários diferentes fazem parte das viagens. Mesmo que estas diferenças sejam uma parte essencial de explorar e visitar o mundo, as pessoas têm receio. Quando alguém está habituado a certos hábitos, pode ser difícil mudá-los.
Solução: Quanto mais aprenderes sobre estas diferenças culturais e te envolveres nelas, melhor vais compreender uma cultura. Vai de mente aberta, experimenta coisas novas e fala com pessoas desconhecidas! Quando viajamos, a adaptação é essencial.
5. Mal-entendidos
Problema: Um dos obstáculos mais comuns quando viajamos para um país estrangeiro é a barreira da língua. Não conseguir compreender ou ter dificuldade em comunicar noutra língua pode originar então situações de stress. Por esta razão, muitas pessoas têm medo de sair da sua zona de conforto. Felizmente, hoje-em-dia a tecnologia pode ajudar-nos.
Solução: Há imensas aplicações de tradução que podes descarregar para te ajudar a expressares-te numa língua estrangeira. Também podes comprar um livro e aprender as bases da língua do país para onde vais. Leva este medo como um desafio para ti próprio e não deixes que isso te impeça de viajar, apanhar um avião e ir explorar o mundo!