9 destinos para desfrutar da cidade e da natureza
Eis o seu dilema de viagem: quer fazer um intercâmbio no estrangeiro e está à procura da sensação estimulante de uma metrópole grande, movimentada e desconhecida. Tem os brunches na cabeça; está a pensar em bares, galerias, em conviver com os habitantes locais, em apreciar a arquitetura e em sentir o barulho do metro. E, no entanto, falta qualquer coisa.
É porque há um pequeno adágio simples - que os avós de todo o mundo são conhecidos por dizer - e que está a coçar no fundo do seu cérebro:
"O ar fresco vai fazer-te bem!"
Afinal, há alguma base científica para esta frase antiga. O ar fresco melhora a digestão, a pressão arterial e o ritmo cardíaco; limpa os pulmões, aguça a mente, fortalece o sistema imunitário e aumenta a felicidade.
O ar fresco também é razoavelmente abundante, pelo que cumprir a profecia da avó não é uma tarefa assim tão difícil - especialmente se escolher uma cidade com uma espetacular quantidade de natureza próxima e ao ar livre.
Esta combinação cidade-natureza é o que constitui a derradeira viagem
Por isso, saia em busca daquele glorioso gole de O2 fresco, obtenha uma dose de serotonina, liberte um pouco a sua mente, sinta a terra sob os seus pés e ligue-se às "coisas boas". Os nossos 9 principais destinos de combinação cidade-natureza devem ser suficientes.
1. Playa Tamarindo
Tome um café num café acolhedor da cidade, faça surf numa das praias da costa do Pacífico da Costa Rica e depois caminhe por um santuário de vida selvagem rodeado de mangais - tudo num só dia. Observe crocodilos, macacos, beija-flores deslumbrantes e tartarugas de couro antigas, enquanto assinala praticamente todas as espécies de animais tropicais na sua lista de observação. Você pode muito bem ser chamado de "o encantador de animais".
2. Cidade do Cabo
Suba a Table Mountain se for um profissional de caminhadas e absorva a vista irreal de Camps Bay e das praias de Clifton ao anoitecer, dê um pontapé na cultura na Ilha Robben, experimente um safari e depois vá até ao Cabo da Boa Esperança. Garanto-te que todos os teus amigos no Instagram vão querer fazer a mesma viagem um dia.
3. Singapura
Singapura é essencialmente uma cidade de sonho. Limpa, inovadora, tecnológica, arquitetonicamente resplandecente e repleta de uma cultura excitante do Sudeste Asiático. Ao fundo da bela marina, descobrirá os Jardins da Baía - um majestoso país das maravilhas natural feito pelo homem, com plantas, árvores e espectáculos de luzes cintilantes. Juntamente com a ilha de Sentosa e uma dúzia de outros locais de natureza épica.
4. Malta
Malta passa muitas vezes despercebida, porque toda a gente fala sempre de Itália, Espanha e Grécia quando se trata de férias no Mediterrâneo. Está na altura de esclarecer as coisas. Com milhares de anos de história e cultura, cidades como Valletta e Mdina albergam tanto cafés modernos como ruínas antigas, enquanto locais naturais como a Lagoa Azul e as Falésias de Dingli ostentam uma beleza inigualável. Alguém quer dar um mergulho?
5. São Francisco
Eu sei o que estão a pensar. São Francisco, a sério? Oiça-me. Estás a trabalhar numa das capitais culturais dos EUA; o local de nascimento da Geração Beat e o lar de locais mundialmente famosos como a Ponte Golden Gate e Alcatraz. Vibe citadina: confirmado.
Agora, apanhe um autocarro ou entre num carro e conduza literalmente em qualquer direção. Tem Big Sur e a Pacific Coast Highway a sudoeste (procure beija-flores, elefantes-marinhos, golfinhos e baleias), o Yosemite National Park a leste (veja ursos, cascatas majestosas, a aldeia de Half Dome e o gigantesco rochedo El Capitan) e florestas de sequoias de cair o queixo a norte.
6. Dublim
Conhecida pelos seus habitantes acolhedores e espirituosos, pela sua animada cena musical e pela sua abundância de cultura, Dublin tem a parte do entretenimento da sua viagem assegurada. Se for um pouco mais longe, descobrirá porque é que chamam à Irlanda "A Ilha Esmeralda", com deslumbrantes campos verdejantes, costas escarpadas e locais naturais inesquecíveis como a Calçada dos Gigantes e as Falésias de Moher. Basicamente, regressará a casa verdejante.
7. Ilha de Vancouver
Não vai visitar um destino melhor para avistar orcas, baleias cinzentas, minke e baleias jubarte do que a Ilha de Vancouver. Participe de excursões organizadas de barco para ver as belezas gigantes, ande de caiaque, caminhe pela Colúmbia Britânica e depois vá até a cidade para jantar e assistir a um evento musical. Ah, os sítios a que vai. A sério, que mais pode querer?
8. Sydney
O destino mais famoso da Austrália, Sydney é conhecido por sua energia agitada. De restaurantes de sushi a bares nos telhados, cafés artesanais a edifícios icónicos como a Opera House, esta cidade faz com que faça um gesto de "uau!" com os olhos arregalados no registo. Explore a natureza em viagens à clássica Bondi Beach, ao North Head National Park, ao Royal Botanic Garden e muito mais. Não se esqueça de que as Blue Mountains (assim chamadas por causa da névoa azulada emitida por milhões de árvores de eucalipto) também estão bem à sua porta.
9. Honolulu
O Havai é uma ilha única - tem 1,5 milhões de habitantes que se dedicam à sua atividade no meio do Oceano Pacífico, a 3.000 quilómetros de distância do resto dos EUA. Há uma série de razões para fazer uma visita a Honolulu (a capital do estado). O nome Honolulu significa "porto calmo", o que faz sentido porque os habitantes locais têm a reputação de ter um comportamento amigável e descontraído. Imagine uma cidade segura e movimentada, rodeada de selva tropical, praias imaculadas e vulcões vivos. É basicamente como viver numa versão real do Jurassic Park (menos os dinos).