O melhor guia de verão para Roma
Ah, o verão em Roma. Faz-nos pensar em visitar os locais históricos, devorar montanhas de gelado suave e passar noites quentes a apreciar boa comida e música até tarde, não é? Mas isso está longe de ser tudo o que a capital italiana tem para oferecer.
Depois de ter visto o famoso Coliseu, a Cidade do Vaticano, o Panteão e a Escadaria Espanhola, aqui está o nosso guia para conhecer mais do verão quando for estudar em Roma.
1. Aproveitar ao máximo as manhãs...
junho e setembro em Roma são quentes, mas a cidade pode facilmente atingir temperaturas diurnas escaldantes durante os meses de julho e agosto. No entanto, não deixe que isso o impeça de explorar este belo local, mas certifique-se de que planeia as suas actividades para o início do dia. Levante-se cedo e seja o primeiro a ver as atracções turísticas; desfrutará de temperaturas matinais mais frescas, passará menos tempo em filas de espera e haverá menos turistas nas suas fotografias. Não se esqueça de levar uma garrafa de água consigo; existem pequenas fontes públicas de água potável, conhecidas como "nasoni", por toda a cidade para o ajudar a manter-se hidratado!
2. ...e os serões!
Aplique a mesma regra aos serões; as coisas começam a arrefecer por volta das 16 horas e os habitantes locais só pensam em jantar depois das 20 horas. Se passou a tarde quente a relaxar à sombra ou dentro de casa (onde até pode haver ar condicionado), a exploração da cidade pode recomeçar à noite. À noite, muitas das praças, monumentos e edifícios históricos estão iluminados. Dirija-se à Fonte de Trevi ou à espetacular Piazza Navona, que se enche de artistas e artistas de rua depois de escurecer. Além disso, muitas das grandes atracções de Roma, como a Cidade do Vaticano e o Coliseu, oferecem visitas guiadas nocturnas.
3. Assistir a um filme ao ar livre
Ver um grande ecrã, rodeado por alguma da arquitetura histórica da cidade enquanto o sol se põe; o cinema ao ar livre não pode ser mais cénico do que isto. Durante o verão, Roma tem uma agenda repleta de projecções de cinema ao ar livre. Encontrará uma enorme variedade de projecções gratuitas na Piazza San Cosimato e na Piazza Vittorio, e a única ilha de Roma, a Ilha do Tibre, é um local fantástico para ver um filme. Desde os últimos lançamentos e clássicos de Hollywood a filmes independentes e documentários, há um evento para todos os gostos. Se isso ainda não for cultura suficiente para si, há também muitos espectáculos de teatro e ópera ao vivo.
4. Comer, beber e comer um pouco mais
Há muitas experiências gastronómicas clássicas para assinalar na sua lista de desejos de Roma. Pode começar o dia com um café expresso, depois refrescar-se com uma generosa porção de gelato (basicamente um gelado muito cremoso e delicioso) e, por fim, devorar uma pizza de massa fina acabada de sair do forno. Mas, para experimentar realmente as delícias culinárias de Roma, há alguns outros pratos que deve procurar. Se gosta de doces, então procure um maritozzo. Estes tradicionais pãezinhos macios são recheados com natas batidas e são frequentemente consumidos ao pequeno-almoço. Para uma refeição saborosa, o melhor petisco de rua é o suppli - uma bola de arroz frita, coberta de pão ralado e frequentemente recheada com queijo.
5. Explorar os parques
A Villa Borghese é o maior parque público de Roma. Este espaço verde, com um design bonito, está repleto de jardins bem cuidados, avenidas arborizadas, um lago com barcos, bonitos pavilhões e uma série de esculturas e fontes ornamentadas. Passear pelos jardins é uma forma pacífica (e gratuita!) de escapar à agitação da cidade, e há atracções que incluem um jardim zoológico com mais de 100 anos e várias galerias de arte famosas localizadas em edifícios históricos. Os jardins escondidos da Villa Sciarra e o grande parque da Villa Doria Pamphilj também são de visita gratuita e de fácil acesso a partir do centro de Roma.
6. Passeios turísticos de bicicleta
A Via Ápia Romana - Via Appia Antica - é uma das estradas mais antigas de Roma e costumava estender-se até ao sul de Itália. Parte do caminho ainda está pavimentado com as pedras originais utilizadas para criar a estrada. Para um dia fantástico, alugue bicicletas e siga a estrada; passará por uma grande quantidade de igrejas e ruínas históricas, elegantes ciprestes e até várias catacumbas (fascinantes locais de enterro subterrâneos) que pode visitar, se tiver coragem. Este é também um excelente percurso para uma longa caminhada, que vale a pena fazer logo pela manhã ou num dia mais fresco.