Fun Facts sobre o dia europeu das línguas.
Se está à procura de uma razão para dar uma pequena festa, não procure mais e ponha já o seu chapéu de festa: o dia 26 de setembro é o Dia Europeu das Línguas - um dia que é um pouco como o Natal para os amantes das línguas neste continente de quase 750 milhões de habitantes.
Desde o aumento da atividade cerebral até à possibilidade de fazer amigos fantásticos em todo o mundo, falar mais do que uma língua é uma forma infalível de se adiantar; é também um facto que une muitos europeus que já são bilingues e que - depois de lerem este post - provavelmente estarão desejosos de mostrar os seus dotes linguísticos e talvez até de os desenvolver ainda mais em um intercâmbio.
Mais de 200 línguas
Existem mais de 200 línguas indígenas na Europa - parece muito, mas na realidade são apenas cerca de 3% do total de 6000-7000 línguas existentes no mundo.
Mais de metade da Europa é bilingue
De acordo com um inquérito da UE, 54% dos cidadãos da UE falam outra língua e 25% falam duas línguas estrangeiras (nota cinco!).
Alfabetos mistos
A maioria das línguas europeias continua a basear-se no alfabeto latino. O alfabeto cirílico ainda é utilizado por algumas línguas eslavas, enquanto o grego, o arménio, o georgiano e o iídiche têm os seus próprios alfabetos.
Tudo se resume ao alemão
O alemão é a língua materna mais falada (18%), seguido do inglês e do italiano (ambos com 13%) e do francês (12%).
Ficar com o básico
Embora existam línguas com mais de 50.000 palavras, a maioria dos falantes apenas conhece e utiliza uma pequena parte deste vocabulário. De facto, durante as conversas do dia a dia, as pessoas tendem a utilizar as mesmas poucas centenas de palavras para conversar e se exprimir.
O inglês continua a dominar
Apesar de o Reino Unido ter saído da UE, o inglês continua a ser uma das línguas oficiais da UE. É considerada a língua mais útil, seguida do francês e do alemão.
Palavras emprestadas
Embora o inglês continue no topo da lista, cerca de 45-50% das palavras inglesas provêm da língua francesa.
Uma das melhores coisas de viver na Europa é o facto de haver tantas outras línguas e culturas a apenas algumas horas de distância. Desde a imersão até à prática das suas competências linguísticas com os habitantes locais e à descoberta de uma nova cultura - é tão fácil e conveniente. Outra língua está (literalmente) ao virar da esquina, e só isso já é motivo para celebrar o dia de hoje.
Por isso, erguemos os nossos copos para o Dia Europeu das Línguas e brindemos à bela diversidade que nos une: Nazdrave! Živjeli! Na zdraví! Skål! Proost! Cheers! Tervist! Kippis! Santé ! Prosit! Stin iyá su! Kedves egészségére! Sláinte! Salute! Uz veselību! Į sveikatą! Evviva! Na zdrowie! Viva! Noroc! Na zdravie! Živijo! ¡Salud! Skål!