6 Dicas para Arrasar Numa Entrevista de Emprego por Skype

Numa época em que cada vez mais as pessoas que procuram trabalho têm vontade e estão dispostas a deslocar-se pela sua carreira, as entrevistas por video estão a aumentar: é mais fácil e barato falar online do que viajar para outra cidade ou mesmo outro país, especialmente na primeira fase das entrevistas. Além disso, podes usar as tuas favoritas pantufas enquanto avanças na tua carreira.

Ainda que estejamos habituados a interagir com computadores e em chats, lidar com uma entrevista de emprego por Skype não é tão fácil quanto possa parecer. Dependemos completamente da tecnologia e sentirmo-nos confortáveis e confiantes em frente ao ecrã requer um pouco de prática – este é o nosso guia para ter sucesso numa entrevista de emprego por Skype também.

1. Faça o seu trabalho de casa

Escolha um nome Skype e uma foto de perfil apropriada. Verifique se a sua conexão à internet está estável, se a webcam e o microfone estão a funcionar, e se a sua bateria está carregada. Pequenos auscultadores ajudam a evitar feedback auditivo. Saiba como solucionar problemas caso a conexão falhe e fique calmo no caso de haver problemas técnicos – nada arruína tão rápido as suas hipóteses de emprego como “rogar pragas” em frente à webcam enquanto o seu futuro empregador estiver a ouvir.

2. E ensaie

Se é um novato em entrevistas por Skype, encontre um amigo que gostasse de praticar todos os piores cenários possíveis e que o ajude a tomar decisões no que toca ao design interior, luminosidade e escolhas de roupa. Sente-se numa cadeira que seja confortável e alta o suficiente de modo que a metade superior do seu corpo esteja visível. Deve saber como mandar e receber ficheiros, silenciar os altifalantes e meter a chamada em espera. Tenha um copo de água disponível, junto com a sua correspondência em formato físico e electrónico, especialmente o seu CV e a sua Carta de Apresentação.

3. Crie um ambiente controlado

Atenda a chamada num ambiente silencioso. Feche as janelas, silencie o seu telefone, impeça os seus companheiros de casa ou animais de estimação de entrar. Limpe a área visível atrás de si e ajuste a sua webcam antes de a chamada começar de modo a que o entrevistador não pense que houve um terramoto na outra parte do ecrã. Verifique que não há nenhuma luz brilhante por detrás de si ou que a sua cara não apareça demasiado escura (e assustadora).

4. Vista-se para o sucesso

Não se desleixe no que toca ao guarda-roupa. Entre numa mentalidade de entrevista e vista-se dos pés à cabeça: por tentador que seja não usar calças, você nunca sabe quando tem que se levantar. O melhor conselho aqui é simplesmente fingir que vai sair de casa para ter uma reunião normal. Não vista cores exuberantes ou pequenas listras pois podem aparecer manchadas e a começar a cintilar, e verifique se a sua roupa não colide ou não combina com o fundo.

5. Faça contacto visual (ecrã)

Tente olhar para a webcam – o equivalente Skype a fazer contacto visual. Se você olhar fixamente para a imagem do entrevistador no ecrã, isso irá parecer um pouco inapropriado. Se você quiser tomar algumas notas, escreva no seu bloco de maneira a que não distraia o entrevistador. O Skype permite-lhe esconder a janela com a sua própria foto, mas eu recomendo que a mantenha aberta – só para manter o olho no fundo e na sua postura.

6. Finalize-a bem

É mais fácil falado do que feito, mas tente não acenar na despedida (coisas do Skype). Ainda mais importante, contudo: não diga nada não relacionado com a entrevista após desligar a chamada. Desligar a camera e desligar o telefone são coisas diferentes no Skype, portanto, seja (bastante) cuidadoso.

ESTÁGIOS EFSaiba mais