GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Em Roma… explora a cidade como um romano

Em Roma… explora a cidade como um romano

Se gostas de arte surpreendente, massas deliciosas, e arquitetura verdadeiramente antiga, então Roma já está na tua lista de cidades a visitar. Se não está, devia estar! Roma é um popular destino turístico e uma movimentada metrópole que combina perfeitamente o moderno com o antigo. Em Roma encontrarás um turbilhão sem fim de museus, cozinha de classe mundial e vistas deslumbrantes.

“Vais fazer um curso de Italiano e queres aprender a andar por praças e calçadas lotadas? Não procures mais – aqui estão cinco coisas, aprovadas pelos italianos, a fazer e não fazer para evitar as multidões durante a tua estadia na “Cidade Eterna”.”

1. Calça uns sapatos confortáveis

Vamos ser sinceros, Roma tem um monte de coisas boas para oferecer, mas os transportes públicos não são uma delas. Se realmente quiseres explorar, deixa o metro, esquece definitivamente os autocarros (eles não funcionam de todo), e começa a andar. Acima de tudo, a cidade é um grande museu a céu aberto. A qualquer lado que vás, podes encontrar ruas estreitas e românticas, pequenas igrejas e lojas modernas.

Dica-chave: Se ficares com sede depois de tanto andar, não te preocupes: em quase todas as praças há uma fonte.

2. As noites e as madrugadas são os tuas melhores amigas

Isso é partiularmente verdade na época alta (Junho a Agosto) quando a cidade está inundada por milhões de turistas. Ter que lutar contra gigantescas multidões apenas para tirar uma foto tua a atirar uma moeda para a Fontana di Trevi? No grazie! Visitar estas atrações de manhã cedo ou até mesmo à noite vai ser uma experiência completamente diferente.Durante o amanhecer e o entardecer, a cidade está calma e silenciosa e vais conseguir apreciar a beleza real dos monumentos.

Dica-chave: A Piazza del Popolo à noite é uma verdadeira jóia, não percas!

3. Grazie e per favore vão levar-te longe

Os italianos realmente apreciam as boas maneiras. Aprender como expressar gratidão na sua língua vai poupar-te uma série de problemas, dinheiro, e, sobretudo, vai tornar a tua experiência em Roma melhor. Pequenas coisas como d.zer Grazie com um sorriso a quem te serve um café pode fazer-te ganhar um copo de água de graça ou um pequeno chocolate. Aprende outras expressões aqui!

Dica-chave: Não queiras que a tua comunicação com os locais seja apenas para pedir café. Aprende italiano enquanto estás na cidade.

E por falar em café…

4. Prova os cafés

É verdade… os italianos são completamente obcecados por café. Em Roma, o café é consumido como um ritual, de manhã, à tarde e à noite. Mas, não penses que podes chegar a qualquer café italiano e pedir. Há regras:

  • Em primeiro lugar, verifica a hora: se é depois das 11h ou depois de comer, não há cappuccino. Desculpa, mas os italianos arrepiam-se com a ideia de todo aquele leite quente misturado com a comida no estômago.

  • Em segundo lugar, não mexas o teu café. Por favor, não há pumpkin spice lattes ou frappuccinos de menta.

  • Terceiro, não digas “expresso”. Em Roma, quando pedes um café, já está subentendido que é um expresso. Não há cá café pingado ou outra coisa qualquer. Mais uma vez , não digas “expresso”! Isto não é um restaurante de fast food!

Dito isto, precisas realmente de ser rápido. Pede rápido, pede alto, tem o teu dinheiro à mão. Lembra-te – não te queiras sentar para beber o café, a menos que queiras pagar 20-50% a mais.

Dica-chave: Um caffè latte é um expresso com leite aquecido com vapor (sem espuma). Ao contrário do Starbucks, se pedires um “latte” num bar, vão te dar só isso – um copo de leite. Por isso, lembra-te de pedir um “caffè latte“.

5. Respira a história de Roma

Arranja um guia, um livro, ou usa apenas o teu telemóvel para aprender mais sobre as famosas construções, praças e pinturas romanas. Não há nada melhor do que andar pelas ruas de calçada centenárias e compreender o verdadeiro simbolismo e contexto histórico da arte, arquitetura, e cultura italiana que te rodeia.

Dica-chave: O meu mais simples e último conselho é esse: para evitar multidões em Roma, vai pelo caminho oposto. Vai por passagens estreitas, vai pela rua lateral, olha à volta, tenta a outra entrada. Perde-te na experiência.

Espero que tenhas uma ótima estadia e até à próxima!

Arrivederci!

A decisão de ir para Roma está tomada?Sabe mais aqui
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais