Paris como um parisiense: 9 dicas para o Verão
Cada estação em Paris tem o seu atractivo e o erão não é excepção. Os meses de Verão são uma óptima altura para explorar o ar livre parisiense e para se demorar nas suas ruas invulgarmente desertas e nos encantadores cafés ao ar livre. Seja o que for que o seu coração parisiense deseje, as nossas dicas têm tudo o que precisa.
1. Instalar-se numa "terrase"
O Verão em Paris é sinónimo de relaxamento nas esplanadas dos cafés durante horas a fio. Quem não conhece a imagem cliché das cadeiras de bistrô parisienses brancas e verdes que enchem as fachadas dos cafés? Eis alguns locais encantadores onde poderá observar as pessoas e desfrutar de merecidos refrescos: o pátio do Musée de la Vie Romantique, escondido numa rua das traseiras do animado bairro de Pigalle, a esplanada de Lena e Mimile, empoleirada num muro de pedra, a esplanada de Rosa Bonheur, onde poderá conseguir uma espreguiçadeira, se tiver sorte, e o Chez Prune, junto ao Canal Saint-Martin, um clássico intemporal.
2. Escolha o parque ideal para si
Quando as temperaturas sobem, os parisienses dirigem-se para um dos numerosos parques da cidade e instalam-se para fazer piqueniques ou apéros que se prolongam pela noite dentro. Descanse à sombra da Torre Eiffel no Champs de Mars, faça um piquenique no quintal do Louvre no Jardin des Tuileries, desfrute de vistas deslumbrantes sobre a cidade a partir do elevado Buttes Chaumont no 20º arrondissement, pratique slacklining no Parc de Bercy no leste da cidade ou passeie pelas ruelas coloridas do jardim botânico do Jardin des Plantes, no 5º arrondissement.
3. Tornar-se um mestre da petanca
Saia para a rua e aperfeiçoe as suas habilidades na petanca! Em poucas palavras, a petanca ou boules é o equivalente francês do bowling. Consiste em fazer rolar ou lançar bolas de aço, do tamanho de uma bola de basebol, em direcção a um alvo chamado cochonnet, em terra batida. O jogador ou a equipa que tiver mais bolas de petanca perto do alvo ganha. Embora originário do sul de França, este jogo é bastante popular em Paris. Pode ser jogado em parques ou em campos dedicados, chamados boulodromes. Talvez o local mais impressionante para jogar petanca seja nas Arènes de Lutèce, um anfiteatro que remonta à era galo-romana, acessível a partir da Rue de Monge, no 5º arrondissement (estação de metro Place Monge).
4. Apaixonar-se pelos Berges de Seine
Os Berges de Seine, as margens do rio Sena, são um dos mais divertidos (e melhores) projectos urbanos recentemente realizados em Paris. Inaugurado em 2013, este troço pedonal de 2,3 km de comprimento na margem esquerda do Sena apresenta uma série de actividades e espaços públicos para todos os gostos. Um verdadeiro parque de diversões para pequenos e graúdos, onde pode andar de bicicleta alugada desde o Museu d'Orsay até à Pont de l'Alma, jogar ténis de mesa, participar numa aula de ioga gratuita, reservar o seu próprio espaço de relaxamento em contentores de transporte convertidos, deixar a sua marca num quadro negro gigante ou desfrutar de uma boa leitura num jardim flutuante a um passo da Torre Eiffel.
5. Dar um mergulho!
O calor está a tornar-se insuportável e não há Perrier gelada que ajude? Refresque-se num destes locais de natação originais. A recém-renovada Piscine Molitor (Pi, de A Vida de Pi, recebeu o nome desta piscina), no elegante 16e arrondissement, vai deixá-lo sem fôlego e levá-lo de volta aos anos 1930. Aqui, pode desfrutar de uma piscina exterior e de uma piscina interior. Mergulhe na piscina flutuante J_osephine Baker_, no rio Sena, ou vá até à praia nas Paris Plages, praias artificiais temporárias instaladas nas margens do rio Sena e do Bassin de la Villette. Quem disse que não era possível relaxar em espreguiçadeiras king size ou jogar voleibol de praia no coração de Paris?
6. Não é só gelado, Berthillon
O Verão não é Verão sem gelados. Para o melhor gelado caseiro da cidade, dirija-se a Berthillon, na Île Saint-Louis. Uma das duas ilhas naturais que flutuam no Sena, a Île Saint-Louis tem mais gelatarias na sua rua principal do que qualquer outra rua do mundo. Não se importará com as filas que serpenteiam, pois poderá até ter um vislumbre da Catedral de Notre-Dame enquanto espera pela sua porção de paraíso gelado.
7. Fugir da cidade por um dia
Por vezes, só queremos estar longe de tudo, num sítio onde o som das ondas ou o chilrear dos pássaros abafem o ruído da cidade. Não se preocupe, há muitas opções para viagens de um dia perto de Paris. Quilómetros de praias de areia esperam por si na estância balnear chique de Deauville: passeie pelo seu famoso passeio marítimo ou jogue uma partida de mini-golfe. Viaje no tempo e faça uma visita guiada à casa de campo e ao jardim de Monet, em Giverny, onde os seus famosos quadros dos Nenúfares ganharam vida. Para uma visita sensacional a um castelo, dirija-se a Versalhes, um clássico, ou a Fontainebleau, uma residência real secundária que o encantará com os seus vastos jardins.
8. Ao ar livre
O Verão é mesmo para passar tempo ao ar livre e Paris faz isso muito bem. Há muitos programas culturais, musicais e desportivos realizados em belos cenários ao ar livre, a qualquer hora do dia. Desfrute da projecção de filmes de culto e curtas-metragens no Festival de Cinema ao Ar Livre no Parc de la Villette, de meados de Julho até ao final de Agosto, ou dance nos festivais de música Solidays e Rock en Seine ao som de artistas franceses e internacionais. Se se sentir aventureiro, junte-se às centenas de parisienses na mítica travessia do canal Paris à la Nage, um evento que se realiza há mais de 100 anos, todos os verões.
9. Estar onde é importante!
Paris acolherá a final do Euro 2016 a 10 de Julho. Se não tiver bilhetes para o Stade de France, pode desfrutar de projecções públicas da final (e de todos os outros jogos) na Fan Zone da Torre Eiffel, e explorar o mundo do futebol no Festival Foot Foraine (realizado no Parc de la Villette). Não perca o desfile e o fogo-de-artifício de 14 de Julho, também conhecido como Dia da Bastilha, e participe nas festas de bairro organizadas por cada corpo de bombeiros, conhecidas como bals des pompiers. A Volta à França é o maior evento desportivo anual e provavelmente um dos mais vistos na televisão. No dia 24 de Julho, viva a emoção e a adrenalina em primeira mão em Paris; garanta um lugar na avenida dos Campos Elísios e aplauda os ciclistas na última etapa da sua corrida de 5,319 quilómetros!