10 dicas para quem vai viajar sozinho
Quer seja para aprender uma língua nova, aceitar uma oferta de trabalho ou começar os teus estudos, ir viver para fora sem dúvida muda a tua vida.
1º Passo: Decidir ir para fora depois de fantasiar vezes sem conta com a tua nova vida exótica.
2º Passo: Chegar ao teu destino e questionar a verdade de tudo aquilo que pensavas, incluindo a cor das tuas meias.
A tua vida de sonho no estrangeiro rapidamente se desmorona quando dás de caras com a realidade:
Tens que pagar contas e impostos na mesma;
Ainda não conheces ninguém lá;
Até o adaptador para o teu secador de cabelo compraste errado.
Espera, o quê??? Viajar sozinho pode não ser fácil no início.
É verdade! Mudares-te para um país novo é excitante, mas também pode ser assustador. Já mudei de país sozinha duas vezes, fazendo a transição da minha confortável vida Americana, em Portland, Oregon, para uma desconhecida na Europa, em Hamburgo, na Alemanha. Tomei esta decisão espontaneamente e num mês vendi o carro, os móveis, os meus vestidos vintage favoritos e as minhas botas preferidas. Preparada e sedenta pela minha aventura, o medo de viajar sozinho ficou em segundo plano até eu chegar.
Eu ainda não sabia, mas deixar para trás a minha família foi uma das melhores decisões da minha vida, apesar das dificuldades.
As minhas migrações transatlânticas equiparam-me com dicas valiosas de como fazer uma transição de vida para um país novo. É verdade que o início é a parte mais difícil. Vai haver momentos de dúvida e incerteza ao viajar sozinho. Mas não te preocupes demasiado. Nunca deixes que o medo te impeça de seguir o teu coração. Com alguma preparação interior e determinação, vais sentir-te então preparado e confortável num ápice.
Lê aqui e descobre 10 dicas que te vão ajudar a adaptares-te a viajar sozinho no estrangeiro.
1. Pesquisa sobre a cidade e conhece-te a ti mesmo
Mudares-te para uma nova cidade significa que só tens de prestar contas a uma pessoa – a ti mesmo. Passa algum tempo a refletir e responde a algumas perguntas a ti mesmo: “Quais são os meus interesses? Como quero passar os meus fins-de-semana? O que quero alcançar enquanto estiver aqui?” Recomendo que visites o site de turismo da cidade. Vê aquilo que a cidade tem para oferecer e ganha curiosidade para a explorar. Além disso, tenta perceber como as coisas administrativas funcionam, como taxas, registos e votos, e se isso se aplica à tua situação. Define alguns objetivos claros para ti também.
2. Cria rituais de conforto
Os primeiros 2 meses em Hamburgo foram bastante solitários para mim. Eu ainda não tinha uma vida social. Estava a adaptar-me a uma cultura, uma cidade e um emprego diferente. Então fiz questão de estruturar os meus fins-de-semana de uma forma saudável e feliz. Experimentava receitas novas, limpava o apartamento, dava longos passeios e mantinha-me ocupada. Tinha sempre alguma coisa para fazer, quer fosse um banho relaxante, uma noite de cinema caseira ou conhecer uma parte nova da cidade. Chamava a isso “rituais de conforto” porque davam-me a sensação de controlo e de um objetivo, quando outras coisas na minha vida ainda eram incertas e desconhecidas.
3. Aprende a língua local
Se ainda não falas aquela língua, inscreve-te para ter aulas o mais depressa possível. Nada te vai deixar mais isolado do que não perceber quem está à tua volta. Dominar uma língua leva anos de prática, mas vais perceber que se souberes apenas algumas expressões básicas, vai fazer toda a diferença. Saber o que dizer numa padaria ou numa mercearia não requer grandes esforços e vais sentir uma maior ligação com as pessoas. E isso também se aplica aos teus planos de férias.
4. Arranja um hobby novo
Agora é a altura de sair e descobrir uma nova paixão. Talvez sempre tenhas tido interesse na esgrima, no xadrez, no kickboxing ou em completar frases. Aprender um hobby novo sem dúvida aumenta a tua confiança e dá-te alguns objetivos para te focares. Quando me mudei para Hamburgo, comprei uma guitarra e comecei a ter aulas. Sempre quis aprender a tocar e pensei, se não for agora, vai ser então quando?
5. Junta-te a pessoas com interesses parecidos
Adoras nadar? És obcecado por Anime? Pesquisa por grupos na tua zona para conheceres outras pessoas. Eu juntei-me a um grupo de escritores, em Hamburgo, que se encontrava uma vez por mês, aos domingos. Logo de seguida conheci outras pessoas que tinham acabado de se mudar e ainda não conheciam ninguém e estavam na mesma situação do que eu. Assim sentes-te muito menos sozinho quando percebes que há outras pessoas que partilham os teus gostos e estão no mesmo barco que tu.
6. Torna a tua casa um sítio acolhedor
Uma casa é onde está o teu coração, especialmente quando vais para o estrangeiro. Não importa se tens o teu próprio apartamento, se dormes num dormitório ou partilhas casa, investe tempo e esforço para que a tua casa te faça sentir no teu lar. Detalhes simples como velas, mantas, peças de arte coloridas e fotografias de amigos e familiares fazem toda a diferença. Se estiveres num lugar durante pouco tempo, comprar flores naturais e velas de cheiro dá logo um aconchego instantâneo e é barato.
7. Junta-te a grupos de expatriados e a eventos Stammtisch
Há imensos recursos online, tais como grupos de Facebook e Meetup.com, onde podes encontrar grupos locais de expatriados. Algumas pessoas encontram-se para praticar a língua local num evento Stammtisch. Até podes procurar um desses. Ganha coragem e sai então de casa. Nunca sabes quem vais conhecer e sempre é melhor do que estar a limpar a gordura do exaustor do teu fogão, num sábado à noite (eu já estive lá, e já fiz isso).
8. Cria laços com colegas de trabalho e outros estudantes
Eu sou introvertida por natureza, por isso, quando acabo o trabalho, quero é ir para casa e relaxar. Mas ser social tem a grande vantagem de expandir a tua rede de contactos. As vezes que saí com os meus colegas de trabalho diverti-me sempre imenso. Além disso, não queres ser aquela pessoa no trabalho que diz sempre que não pode ficar depois do horário. Se estiveres a estudar fora, vai haver, de certeza, imensas atividades planeadas onde poderás conhecer pessoas novas. Inscreve-te e participa.
9. Convida a família e os amigos para te visitarem
Adoro receber visitas. Desde preparar o meu apartamento para receber visitas até ir fazer compras e planear atividades, tudo me deixa feliz. Provavelmente mudaste-te para um local incrível, porque é não o partilhas com os outros? Deixa as pessoas que fazem parte da tua vida saberem que a porta da tua casa está sempre aberta. Quando eles te visitarem vais ser sempre um turista na tua cidade vezes sem conta.
10. Permanece otimista
Viajar sozinho e mudares-te para o estrangeiro não é fácil. Vai haver alturas em que vais ter dúvidas sobre a tua decisão. Foca-te em ser positivo, independentemente do quão difícil for a tua situação. Uma mantra que eu adotei ao longo dos anos para me ajudar nas alturas difíceis foi: “Não vai ser assim para sempre”. Isso lembra-me que todas as situações na vida são temporárias. Segue em frente e acredita que a tua situação atual vai mudar. O fim do mundo hoje pode tornar-se numa anedota do próximo ano.