5 dicas sobre como lidar com o cansaço da aprendizagem de línguas

Aprender uma nova língua é uma experiência gratificante que abre novas culturas, oportunidades e perspectivas. No entanto, não é invulgar sentir-se como se tivesse batido num muro e ficado um pouco preso no caminho.

Já deu por si a olhar fixamente para uma lista de vocabulário, sentindo-se mais frustrado do que inspirado? Bem, há boas notícias! Não é o único. Muitos estudantes de línguas passam por períodos de fadiga, que podem levar à desmotivação e, em última análise, à desistência dos objectivos.

Vamos ver o que é o cansaço na aprendizagem de línguas, porque é que acontece e algumas dicas para o ultrapassar.

O que é o cansaço da aprendizagem de línguas?

A fadiga na aprendizagem de línguas ocorre quando nos sentimos sobrecarregados ou bloqueados na aprendizagem de uma língua, o que leva a um esgotamento mental e emocional. Pode acontecer quando a quantidade de esforço que está a fazer e o nível de progresso que está a ver ficam desequilibrados. Com o passar do tempo, isto pode levar à apatia e, eventualmente, ao cansaço da aprendizagem de línguas.

Este cansaço pode manifestar-se de várias formas, como a falta de motivação para continuar, a frustração com conceitos difíceis e uma sensação geral de desinteresse. Felizmente, existem diferentes estratégias e caminhos a explorar para injetar alguma energia no seu percurso de aprendizagem de línguas.

1. Definir objectivos realistas

Definir objectivos realistas é uma das formas mais eficazes de evitar o cansaço da aprendizagem de línguas.

Os objectivos SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, and Time-bound) fornecem uma estrutura clara e gerível para o seu percurso de aprendizagem.

Esta abordagem torna os seus objectivos mais alcançáveis e permite-lhe celebrar pequenas vitórias, mantendo a sua motivação elevada. Ao longo do tempo, estes objectivos ajudá-lo-ão a manter um ritmo constante e a garantir um progresso contínuo.

2. Fazer pausas e descansar

O descanso é uma componente vital de qualquer percurso de aprendizagem de línguas bem sucedido. Pausas regulares evitam a fadiga e mantêm a mente fresca e pronta para aprender.

Uma estratégia eficaz para gerir as sessões de estudo é a Técnica Pomodoro, que consiste em estudar durante 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Este método ajuda a manter a concentração e a produtividade sem sobrecarregar o cérebro.

Programar pausas mais longas ao longo da semana, como um dia de folga dos estudos, também pode permitir-lhe recarregar e regressar com energia renovada. Se ainda quiser injetar alguma aprendizagem ligeira num “dia de descanso linguístico”, tente ver um programa ou filme na língua que está a aprender. Continua a aprender a língua, mas pode relaxar no sofá enquanto o faz.

3. Experimentar a imersão linguística no estrangeiro

Estudar uma língua no estrangeiro, onde ela é falada nativamente, é conhecido como aprendizagem por imersão. Um curso de línguas no estrangeiro oferece uma grande variedade no dia a dia e é ainda mais eficaz quando se estende para além da sala de aula.

Embora possa ter desenvolvido uma base sólida na língua que está a estudar, pô-la em prática em contextos do mundo real pode revigorar o seu percurso de aprendizagem. Seja a tomar café num café local ou a regatear num mercado, cada interação torna-se uma oportunidade de aprendizagem gratificante. O segredo é manter ocupadas as partes do seu cérebro que estão a aprender a processar a nova língua.

4. Encontrar um parceiro de conversação

Quer fique em casa enquanto aprende ou regresse de um curso de línguas no estrangeiro, encontrar alguém com quem praticar pode ser a chave para se manter motivado. Há muitos clubes de intercâmbio linguístico que criam grupos para dar aos alunos a oportunidade de praticar com falantes nativos.

Isto não só lhe dá a oportunidade de aplicar as suas competências em conversas reais, como também é uma óptima forma de socializar e de se relacionar com outros entusiastas da língua.

5. Gerir as suas expectativas

Seja qual for o destino da sua viagem de aprendizagem de línguas, é essencial gerir as suas expectativas. É importante ser paciente consigo próprio e concentrar-se no progresso e não na perfeição.

O desenvolvimento de qualquer nova competência é um processo gradual e enfrentar alguns desafios ao longo do caminho é natural (e faz parte da diversão!) Aceite esses erros e trate-os como oportunidades de aprendizagem valiosas e não como contratempos.

Pronto para recuperar a sua motivação?

Ultrapassar o cansaço da aprendizagem de línguas tem tudo a ver com equilíbrio, auto-consciência e criação de práticas de aprendizagem sustentáveis.

Se se certificar de que a sua aprendizagem é suficientemente variada, se definir objectivos realistas, se fizer pausas regulares e se gerir as suas expectativas, pode transformar a frustração em motivação. Lembre-se: a aprendizagem de línguas é uma maratona, não uma corrida de velocidade.

Bom estudo!

Mergulhe num curso de línguas no estrangeiroSaber mais

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos