Celebrar o Dia de Ação de Graças: Um guia
Como um feriado não religioso e secular, o Thanksgiving Day é indiscutivelmente o feriado mais celebrado nos E.U.A. e é capaz de ser o jantar mais importante do ano. Mas, para aqueles que estudam nos Estados Unidos, a quarta quinta-feira de novembro pode ser um feriado completamente estranho. Aqui estão cinco coisas que precisas de saber antes de te sentares à mesa para celebrar o Dia de Ação de Graças.
Sabe como celebrar o Dia de Ação de Graças
1. O que estamos a celebrar?
O dia de Ação de Graças é uma celebração de familiares próximos e amigos para celebrar a colheita do outono. Na sua tradição, o feriado tem um sentido profundo de gratidão. De facto, tal como o nome indica, um dia de dizer obrigado e dar graças (give thanks em inglês).
2. A história do Dia de Ação de Graças
Não há um consenso histórico relativamente às origens do primeiro jantar do Dia de Ação de Graças. No entanto, a sua celebração é conhecida por ter começado em 1621, onde atualmente é Plymouth, Massachusetts.
A história diz que depois da chegada do Mayflower a Plymouth Rock, a 11 de dezembro de 1620, os peregrinos (separatistas britânicos) perderam 46 dos seus 102 colonos. Mas, com a ajuda dos Indios Wampanoag, eles aprenderam a cuidar das suas hortas e a sobreviver ao frio do seu primeiro inverno no Novo Mundo. O verão de 1621 produziu uma colheita abundante e, para celebrar, foi organizado um festival tipicamente inglês (ou potencialmente nativo-americano) com três dias de colheitas para comemorar o sucedido.
Existem diferentes relatos históricos quanto ao número de nativos e peregrinos que realmente participaram na celebração. Mas, a intenção foi os colonos mostrarem a sua gratidão aos nativos pela sua ajuda com a realização daquela grande festa. Dada a longa e sangrenta história de conflitos entre os nativo-americanos e os colonizadores europeus, há uma tensão natural por detrás da fundamentação desta afirmação.
3. Como celebrar o Dia de Ação de Graças?
Agora que já sabes a história do Dia de Ação de Graças, vamos avançar alguns séculos até dos dias de hoje. Podes ver aqui o cronograma deste dia:
9h-10h – Ver o Desfile de Thanksgiving da Macy’s.
Liga a televisão para ver em direto ou arranja um lugar na rua para ver não só os balões de hélio gigantes e carros alegóricos, como também o desfile de bandas a marchar pelas ruas de Nova Iorque.
10h-12h – Ir às compras
O Dia de Ação de Graças, como a maioria dos feriados nos Estados Unidos, é um dia de folga ou meia folga para os empregados. Felizmente as mercearias estão normalmente abertas de manhã, então certifica-te de que chegas à loja cedo para comprares todos os ingredientes de que vais precisar para cozinhar.
12h-13h – Ver o perdão presidencial do peru
Yup, leste bem, começando a meados do século XX, o Presidente dos Estados Unidos perdoa um ou dois perus no Dia de Ação de Graças todos os anos, salvando-os da morte.
Resto o dia – Ver futebol americano
Os jogos de futebol do Dia de Ação de Graças são uma parte essencial da experiência americana deste dia. É uma grande oportunidade para torceres pela tua equipa preferida e uma boa distração para o facto de provavelmente não almoçares. Afinal, vais ter que estar FAMINTO para o jantar.
Todo o dia – Cozinhar, cozinhar, cozinhar
Preparar uma refeição para o Dia de Ação de Graças pode demorar horas e ,às vezes, até dias. Depende de quantos pratos vais preparar e para quantas pessoas. Só o peru demora pelo menos 20 minutos por cada meio kilo, juntando mais cinco horas no forno para os maiores.
18h-22h – Comer mais do que pensavas ser humanamente possível
Provavelmente não é uma surpresa haver um feriado americano baseado apenas em comer. Contudo, pode ser surpreendente o quanto consegues comer se começares a refletir sobre isso.
4. O que é o jantar do Dia de Ação de Graças?
Peru
Para a maioria das famílias não vegetarianas, o peru toma a dianteira e é o centro do jantar de Ação de Graças. Assado, fumado, salgado ou frito, o importante é atingir a combinação perfeita de uma pele estaladiça e uma carne suculenta.
Recheio
Antes de pores o peru no forno, tens que o rechear com pão de milho, cebola, cebolinho e arandos secos. Depois de horas a cozer dentro do peru, o recheio fica deliciosamente suculento e ligeiramente doce.
Molho de arando
Agridoce, o molho de arando funciona como o molho picante indiano para realçar o sabor salgado e suculento do peru. Evita os enlatados com esta receita fácil do nosso guia para iniciantes no Dia de Ação de Graças.
Molho
Uma vez retirado o peru do forno, é a altura do molho. Feito dos escorrimentos do peru no fundo da assadeira, o molho do peru sabe muito à carne e pode juntar-se a quase qualquer parte da refeição deste dia.
Puré de batata
Onde mais poderias pôr aquele molho? Regado com o molho da carne, o puré de batata é talvez o prato mais delicioso (e aconchegante) do menu do jantar de Thanksgiving.
Tarte de abóbora
Sazonal, doce e aconchegante, a tarte de abóbora caseira é a sobremesa típica do Dia de Ação de Graças. No entanto, depois de tanto peru e puré de batata, é o prato mais difícil de acabar. Mas não te preocupes! Se não o acabares nessa noite, há sempre o pequeno-almoço de sexta-feira.
Por falar em sobras, a festa de Ação de Graças não termina na noite de quinta-feira. Com tanta comida, vais comer sandes de perú, burritos e o próprio perú o resto do fim-de-semana todo.
5. Black Friday & Cyber Monday
Depois de comeres como se não houvesse amanhã no Thanksgiving, é altura de comprar ao desbarato na Black Friday. Vista como o começo não oficial das compras de Natal, a Black Friday é famosa nos E.U.A. por grandes descontos e histeria geral. As pessoas a correm de umas lojas para outras à procura dos melhores descontos. Felizmente para os que não gostam de multidões, a Cyber Monday foi inventada como o equivalente online na segunda-feira seguinte.
Poder parecer imenso para fazer, comer e comprar durante o teu primeiro Thanksgiving nos Estados Unidos. Mas, lembra-te de qual era a intenção original do feriado – dar graças / agradecer. Ao reunirmo-nos com os amigos e a família em agradecimento, o Dia de Ação de Graças une-nos e ajuda-nos a lembrar aquele momento. Tal como quando, há aproximadamente 400 anos, duas culturas diferentes se juntaram para agradecer e desfrutar da festa da colheita.