Como ultrapassar a vergonha de aprender uma nova língua
Recentemente, um TikToker tornou-se viral por partilhar a sua teoria sobre a "Cringe Mountain" - o pico íngreme que temos de escalar para conseguirmos ser realmente bons em alguma coisa.
No início, escalar a "Cringe Mountain" parece uma façanha intransponível: um passo após o outro, a subida é cheia de dúvidas e insegurança. Pode escorregar, perder o equilíbrio, precisar de fazer longas pausas ou ter de voltar atrás e tentar de novo ao longo do caminho. E, entretanto, os espectadores lá em baixo têm um embaraço de segunda mão ao verem-no subir desajeitadamente.
Mas se continuares a subir, o pico íngreme vai-se achatando e, eventualmente, vais descer confortavelmente até à "Land of Cool". Agora, toda a gente deseja invejosamente ter a coragem de escalar a "Cringe Mountain”.
Detestamos dizer-lhe isto: mas, por vezes, estudar em um curso de línguas é como escalar a "Cringe Mountain”.
Quando se aprende uma nova língua pela primeira vez, há um longo caminho a percorrer até se poder afirmar confortavelmente que se é fluente. A sua viagem pode ser estranha à medida que vai utilizando novo vocabulário e frases ao longo do caminho. Se juntar a isso algumas conversas com falantes nativos, depressa descobrirá que conversar em tempo real o leva a sair da sua zona de conforto.
Pode dizer a coisa errada ou pronunciar mal algumas palavras e isso pode abalar a sua confiança enquanto se corrige e tenta novamente. Está a aprender novas competências, está a melhorar - mas também está a escalar a "Cringe Mountain”. E, tal como escalar uma montanha, a viagem pode ser desconfortável e desafiante, mas acaba por ser muito gratificante se não desistir.
Para o ajudar a ultrapassar o constrangimento de aprender uma nova língua, aqui ficam algumas dicas para o ajudar a chegar à "Land of Cool":
1. Abraçar o embaraço
Quando se está a começar, é natural sentir-se inseguro e inseguro em relação a si próprio. Mas, em vez de deixar que isso o impeça, aceite a estranheza. Reconheça que cometer erros é uma parte natural do processo de aprendizagem e que não faz mal tropeçar pelo caminho.
2. Praticar, praticar, praticar
Quanto mais praticar, mais confortável se sentirá com a língua. Procure oportunidades para utilizar as suas novas competências em situações da vida real, quer seja conversando com um falante nativo ou com outros amigos que estejam a tentar desenvolver a fluência. Quanto mais mergulhar na língua, mais rapidamente fará progressos.
3. Investir no seu percurso de aprendizagem
Quer se trate de um curso totalmente imersivo no estrangeiro ou de um programa de intercâmbio cultural, invista tempo na sua viagem rumo à fluência com cursos de línguas. Não se arrependerá de dedicar tempo a aprender uma língua - e isso ajudá-lo-á a escalar a "Cringe Mountain” com mais apoio ao longo do caminho.
4. Arranjar um parceiro de intercâmbio linguístico
Aprender com outra pessoa pode tornar a viagem menos assustadora. Encontre um parceiro de intercâmbio linguístico que fale a língua que está a aprender e que queira praticar a sua língua materna. Desta forma, podem aprender um com o outro e obter feedback valioso num ambiente de baixa pressão.
5. Compreender que os erros e os patamares fazem parte do processo
Aprender uma nova língua não é uma viagem linear. Há solavancos e obstáculos ao longo do caminho. Quando cometer um erro, saiba que faz parte do processo de aprendizagem. Ninguém aprende uma língua sem cometer erros. E quando atingir um patamar no seu processo, continue a avançar. É uma parte normal da viagem.
6. Encontrar a sua voz (acentuada)
Ao aprender uma língua, pode ser difícil ouvir a sua própria voz com sotaque a falar de uma forma que lhe parece estranha. Ultrapasse esse desconforto imitando o sotaque que ouve de falantes nativos na vida real ou em filmes e programas de televisão. Tente aceitar a noção de que aprender o sotaque pode ser metade da batalha, por isso não tenha medo de se empenhar em fazê-lo corretamente.
7. Celebre os seus progressos
Aprender uma nova língua requer tempo e esforço, por isso é importante celebrar o seu progresso ao longo do caminho. Tome nota dos marcos alcançados, quer seja dominar uma nova regra gramatical ou manter uma conversa com um falante nativo. Celebrar os seus sucessos pode ajudá-lo a manter-se motivado e tornar a viagem menos intimidante.
Agora, ponha em prática estas dicas e envie-nos um postal do "Land of Cool" quando lá chegar!