Como fazer uma boa apresentação: 10 dicas úteis
Quer sejas um profissional, um estagiário ou um estudante, fazer uma boa apresentação pode ser uma experiência stressante, principalmente se não for na tua língua nativa. Mas, com um bocadinho de esforço – e estas 10 dicas – podes levar a tua apresentação de boa para excelente.
Tenho anos de prática a fazer apresentações e a ver estudantes a apresentar quase todos os dias, pois sou professor de Inglês. Acredita que, muitas vezes, a forma é mais importante que o conteúdo!
Fica com as minhas dicas, comprovadas, para fazer uma boa apresentação:
1. Usar o silêncio
Normalmente, as pessoas não gostam do silêncio. É desconfortável. É estranho… daí o termo “silêncio constrangedor“. Mas durante uma apresentação, o silêncio pode ser teu amigo. Quando tomas o palco, todos os olhos estão postos em ti. O que deves fazer? Fica simplesmente em pé, um ou dois momentos, para ganhares coragem e aliviares a pressão. Respira fundo, mantém-te quieto. Pode ser desconfortável, até estranho, mas faz isto… e observa a tua audiência a ficar irrequieta ansiosa por ouvir o que tens para dizer.
E utiliza o poder do silêncio ao longo da tua apresentação. Utiliza o silêncio para construir momentos de suspense, para dar ênfase e para evitares dizer aquelas palavras para preencher espaços, como um, uh, er, ah, tipo, etc.
2. Perceber a linguagem corporal
Especialistas dizem que 55% de tudo o que comunicamos, é feito de forma não verbal. Quando estamos a apresentar, é preciso uma linguagem corporal forte. Tenta não andar muito de um lado para o outro. Não estejas a carregar na tua caneta, não estejas a mexer demasiado os pés ou na tua roupa. Não bocejes (caso o consigas evitar) e tenta não estar à frente dos teus suportes visuais enquanto apresentas. Parece óbvio, mas lembra-te… se estás mesmo à frente deles, a tua audiência não os consegue ver. E quando te moves, fá-lo de forma deliberada.
3. Conta uma história
Os seres humanos adoram histórias – adoramos ouvi-las e contá-las. Toda a gente, regra geral, gosta de uma boa história. Assim, quando pensares na forma de começar a tua apresentação, porque não começar com algo que nos diz tanto a cada um de nós… uma história. “Olá a todos. Hoje gostava de partilhar com vocês uma história…” e a história deve ser de natureza pessoal. Pode ser tua ou de outra pessoa, pode ser antiga ou futurista, mas cria um cenário com palavras que prendam a audiência e os levem numa jornada.
4. Sê visual
Uma imagem diz mais do que mil palavras. Imagens são mais fortes do que texto. Talvez o erro mais comum numa apresentação seja a utilização excessiva de texto. Isto é tão problemático por uma razão: durante a apresentação estás a falar. Com muito texto no slide, a audiência vai estar a ler e, se a audiência está a ler, o que é que eles não estão a fazer? A ouvir-te.
Adicionalmente, as pessoas também irão mais facilmente lembrar-se de algo se tiverem uma imagem a acompanhar – isto é um facto científico. Na realidade não interessa o que é: um facto, uma estatística ou uma história. Se o ligares a uma imagem, irá ser mais fácil de recordar.
5. Faz contacto visual
O contacto visual é outro aspeto importante da linguagem corporal. Se estás a usar notas (o que é perfeitamente natural), não estejas sempre a olhar para baixo e a ler. Certifica-te de que as notas são apenas palavras chave que te ajudem a avivar a memória e mantém o teu olhar para cima tanto quanto possível. Para as notas: mantém-nas sucintas.
Quando estiveres a interagir com a audiência, olha para toda a sala. Olha diretamente para alguns membros da audiência e depois continua a olhar à volta. Isto faz a apresentação parecer mais uma conversa. Como se estivesses a falar com eles e não para eles. Mas nunca te foques num só membro da audiência (quer seja o professor, o entrevistador, o juíz) – isso pode tornar-se estranho.
6. Cria uma ligação com a audiência
As pessoas são boas em muitas coisas. Prestar atenção pode ser ou não uma delas. Um adulto, tem, em média, um tempo de atenção algures entre 8 segundos e 20 minutos. Interagires com a audiência diretamente e pô-los a fazer algo durante a apresentação é uma ótima forma de conseguires manter a sua atenção. Talvez fazer uma questão e pedir respostas. Ou pedir que respondam ao levantar a mão. Talvez possas dizer “fechem os olhos e relembrem um momento em que…”, ou dizer uma piada e fazê-los rir.
O que quer que faças, sê imprevisível. A tua audiência pode querer estar aborrecida e pegar no telemóvel ou fechar os olhos, mas ao falares com eles diretamente podes prevenir que isso aconteça e ajuda a que eles se foquem no que estás a dizer.
7. Tem calma
É praticamente impossível falar de forma demasiado lenta durante uma apresentação. Fala mais devagar e depois fala ainda mais devagar. Enuncia e não te preocupes em ter a pronúncia ou gramática perfeita. A tua audiência está menos preocupada com isso do que achas.
Isto é particularmente relevante se estás a fazer uma apresentação numa língua que não é a tua (em Inglês, por exemplo) – podes sentir-te inseguro em relação ao teu nível de Inglês, mas não devias. O que interessa no fim é aquilo que dizes, por isso foca-te no teu objetivo e fá-lo de forma clara e confiante.
8. Menos é mais
Com a exceção dos fins de semana e férias, grande parte das coisas na vida demoram demasiado tempo. Pensa nisto… a tua última aula, reunião, avião… Saíste de alguma dessas situações a pensar “Isto foi muito rápido”? Provavelmente não. Por isso, tem isso em mente – quanto mais informação a audiência ouve, mais esquece. Quanto mais esquece, menos se lembram. Mantém as coisas simples e apresenta uma ideia clara na tua apresentação. Menos é mesmo mais nestes casos.
9. Acaba bem
A forma como terminas a apresentação é quase tão importante como a forma como a começas. Pergunta-te qual é a coisa principal que estás a oferecer? Qual é a mensagem de toda a apresentação? Cria uma frase que o resuma e di-lo de uma forma que a audiência queira ouvir. Conclui com uma ideia poderosa que ecoe na mente de todas as pessoas que te estiveram a ouvir.
10. Agradece
Os membros da audiência acabaram de te dar algo muito valioso: o tempo deles. Agradece-lhes por isso.