Como fazer para sentir-se em casa no seu dormitório

Sair de casa para estudar no estrangeiro é um ato de passagem simultaneamente emocionante e enervante. Se é a primeira vez que deixa amigos, família e os confortos de casa, a adaptação pode demorar algum tempo - e isso é absolutamente normal. É importante dar tempo a si próprio para conhecer a sua nova cidade, fazer amigos e encontrar os aspectos positivos.

Uma coisa que o ajudará a adaptar-se é ter um sítio acolhedor e confortável a que chamar casa. Quer fiques num dormitório, numa residência de estudantes ou numa família de acolhimento, aqui estão algumas ideias para fazeres com que o teu quarto se sinta em casa.

1. Pendurar fotografias

As fotografias são a forma mais barata e mais fácil de tornar um espaço seu. Imprima algumas fotografias dos seus amigos, família e animais de estimação de casa e cole-as com Blu-Tack (uma vez que não danifica as paredes). Quando sentir saudades de casa, vai lembrar-se de quantas pessoas gostam de si em casa, e todas elas estarão à sua espera quando regressar.

2. Traga a sua própria roupa de cama

As camas dos dormitórios nem sempre são conhecidas pela sua roupa de cama luxuosa. Por isso, troca os lençóis e cobertores que estiverem a coçar pelos teus. Se tiveres espaço na tua mala, traz os teus favoritos de casa, caso contrário, vai às lojas e compra um conjunto novo que adoras. Ter um sítio acolhedor e confortável para dormir todas as noites fará maravilhas pela sua higiene do sono e disposição.

3. Desfazer as malas

Viver com uma mala não só é aborrecido, como também o impede de se sentir bem instalado. Dedique algum tempo a desempacotar a sua roupa, a arrumar as suas coisas e a arrumar a sua mala para que o espaço pareça que vive mesmo lá. Se o seu quarto não tiver um armário, compre um cabide barato no IKEA ou alguns recipientes de arrumação transparentes com rodas que possa guardar debaixo da cama.

4. Prepare os seus confortos

Embora já não durma com um ursinho de peluche, há sempre algo que pode meter na mala e que o faz lembrar de casa. Pode ser um roupão fofo, uma chávena de café ou de chá favorita, a sua almofada ou uns chinelos confortáveis. Estes simples confortos farão toda a diferença quando estiver a passar horas no seu quarto a estudar.

5. Abastecer-se de snacks

Como australiano, nunca vou para o estrangeiro sem duas coisas na minha mala - vegemite e Tim Tams. Uma torrada de vegemite ao pequeno-almoço e um Tim Tam antes de dormir são tudo o que preciso para me ajudar a ultrapassar as saudades de casa.

Por isso, antes de se mudar, e especialmente se for para o estrangeiro, faça uma reserva dos seus petiscos e guloseimas favoritos para ter sempre um gostinho de casa. E, se ficar sem nada, os pacotes de encomendas cheios de petiscos de casa são sempre um ótimo estímulo para a disposição.

6. Criar alguma privacidade

Se estiver a partilhar um dormitório, encontrar privacidade pode ser um grande desafio e pode até tornar-se uma fonte de tensão. Por isso, mantenha a paz com o seu colega de quarto, dando-lhe alguma privacidade. Para tal, pode trazer uma divisória de quarto independente ou criar uma divisória utilizando mobiliário, como um suporte para roupa ou um bengaleiro.

Também pode falar com o seu colega de quarto sobre a possibilidade de criar uma escala de serviço em que cada um tenha algum tempo para falar com os amigos ou a família no seu país, ou apenas para estudar em paz.

7. Comprar um protetor de colchão

Se é um pouco como a Cachinhos Dourados e acha que o seu colchão é demasiado fino, demasiado duro ou demasiado irregular e não consegue ficar confortável, há uma solução simples. Compre um protetor de colchão em qualquer loja de artigos para a casa e coloque-o simplesmente sobre o colchão. É uma forma económica de obter conforto e calor extra e ajudá-lo a ter uma melhor noite de sono.

8. Cuidar de algo

Um estudo realizado em 2021 revelou que 75% dos estudantes universitários do primeiro ano sentiram algum nível de ansiedade de separação de animais de estimação. Se estás habituado a ter um companheiro amoroso ao teu lado, isto pode ser uma grande mudança. E embora não recomendemos que arranjes um cão ou gato de estimação enquanto estiveres a estudar (um quarto de dormitório não é lugar para um animal de estimação), ter algo pequeno como uma planta ou uma suculenta que precise de amor e atenção regulares vai ajudar-te a sentires-te bem na tua nova casa.

Em alternativa, pode inscrever-se como voluntário para passear cães num abrigo para animais ou tomar conta de um animal de estimação de um vizinho, se tiver mesmo saudades do amor de um animal.

Com apenas alguns ajustes aqui e ali, estará no caminho certo para se instalar na sua casa longe de casa.

Aprender uma língua no estrangeiroExplorar

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro