10 Coisas Que Precisa de Saber Sobre o St. Patrick’s Day
A 17 de Março, toda a gente é um bocado irlandês. Apesar de o dia de São Patrício ser apenas um feriado em certos sítios: a República da Irlanda, Norte da Irlanda, “Newfoundland”, “Labrador” e “Montserrat” – A “Irishness” é celebrada pelo mundo inteiro. Nós juntámos 10 factos engraçados sobre o dia de São Patrício para te ajudar a soltar o irlandês que há dentro de ti.
1. ERA UMA VEZ
São Patrício é um dos mais famosos padroeiros da Irlanda: De acordo com a lenda, ele trouxe o cristianismo para a Ilha. Tornaram o trevo fashion e libertaram a Irlanda de cobras. O feriado marca a morte de S. Patrício e tem sido observado como um feriado religioso por mais de 1500 anos.
2. BRINDE AO FERIADO NACIONAL!
A Irlanda só começou oficialmente a celebrar o dia em 1903. Uma vez que a Ilha “Emerald” é maioritariamente católica e o Dia de São Patrício normalmente calha na quaresma, costumava ser um feriado calmo e religioso – até aos anos de 1960, quando uma lei possibilitou aos “pubs” abrir no dia de São Patrício. (Nunca o chamem de dia de São “Patty”!)
3. O SANTO PADROEIRO ANTERIORMENTE CONHECIDO COMO MAEYN
São Patrício não é, na verdade, um Irlandês chamado Patirck: Born Maewyn Succat, o santo padroeiro Irlandês era de facto britânico. De acordo com a lenda, ele foi vendido como escravo na Irlanda quando era adolescente, tornou-se religioso, escapou de volta a Inglaterra, tornou-se um sacerdote ordenado chamado Patrick e começou a converter todos os celtas Irlandeses pagãos ao cristianismo.
4. A LIBERTAÇÃO DAS COBRAS
De acordo com a lenda, São Patrício libertou a Irlanda das cobras. Segundo biólogos, nunca houve realmente cobras na Irlanda. A explicação diplomática é que as cobras são uma metáfora para o paganismo que foi forçado por São Patrício.
5. A POPULARIDADE DOS TREVOS
Diz-se que São Patrício usava os trevos para explicar a santíssima trindade (Deus, Filho e Espírito Santo) para os Irlandeses. Os celtas acreditavam que cada folha do trevo tem um significado, por isso usar folhas de trevos como material de ensino dava frutos: São Patrício começou várias igrejas, escolas e mosteiros e tornou o trevo popular.
6. VIVA O VERDE
É o mais verde possível – desde cabelo a roupas e até comida. Nós não estamos aqui a falar de espinafres mas sim de bagels, panquecas e até cerveja. – se puderes por corante verde na comida, vai ser servido no dia de São Patrício. Mas a diversão não acaba aqui: rios, monumentos e até resorts de ski já foram todos tornados verdes para comemorar a ocasião.
7. VERDE TORNOU-SE O NOVO AZUL
Apesar de toda a gente ir de verde, o próprio Patrick aparentemente preferiu o azul, e prova pode ainda ver-se nas bandeiras antigas da Irlanda. Durante a Rebelião Irlandesa de 1798, usar trevos e a cor verde tornou-se um símbolo de nacionalismo – e ficou.
8.VAMOS DESFILAR
Para além de beber e vestir verde, ver ou participar num desfile é a maneira perfeita de celebrar o dia de S. Patrício. Curiosamente, a maior parada do dia da almofada de São Patrício são realizadas fora da Irlanda uma vez que as comunidades de expatriados irlandeses ao redor do mundo levam estas festividades muito a sério. Vê os melhores desfiles do dia de São Patrício no mundo, neste blog.
9. BRINDES
Durante o dia de São Patrício, o consumo mundial de Guiness quase triplica – de 5.5 milhões de canecas num dia normal para 13 milhões de canecas. Isso são 150 canecas por segundo! Brindes!
10. NOM NOM NOM
Bife de vaca e repolho é um prato clássico que calha particularmente bem com toda aquela cerveja – apesar de o prato ter sido “inventado” por imigrantes Irlandeses em Nova Iorque. Isto talvez possa explicar porque é que nos EUA, mais de 26 biliões de quilos de carne e mais de dois biliões de quilos de repolho são produzidos durante o feriado.
”É pura especulação que a personagem de Samuel L. Jackson em “Cobras num avião tinha alguma coisa a ver com o São Patrick. Esta é a minha história e vou mante-la.”