10 coisas que devias saber antes de ires viver em Sydney
Achas que estás preparado para uma vida nova no hemisfério Sul? Antes de ires para a Nova Gales do Sul, prepara-te e lê a nossa lista de coisas que precisas de saber antes de ires viver para Sydney.
1. Não te esqueças do protetor solar
Cheio de surf, areia, mar e sol, o verão em Sydney é sem dúvida fantástico! Apesar de já estares habituado a algum sol, a camada do ozono é particularmente fina por cima da Austrália. Isso significa que mais raios UV perigosos atingem o solo e há um risco muito maior de apanhares um escaldão. Toma cuidado com a tua pele! Põe protetor solar todos os dias e usa um fator alto, que bloqueie os raios UVA e UVB, guarda-o na tua mala para repores ao longo do dia.
2. Escolhe uma praia
És um surfista de Manly ou um preguiçoso da praia de Bondi? Sydney tem TANTAS praias maravilhosas à sua volta. Umas grandes, outras pequenas, algumas perfeitas para surfar e outras ideais para nadar nas calmas. Mas duas das praias mais emblemáticas da cidade têm uma grande rivalidade simpática entre si. Vai até às praias de Bondi e Manly e escolhe a tua preferida.
3. Aprende a gíria
Vais aprender rapidamente que em Sydney as palavras ficam mais curtas e com um “y” ou um “o” no final. Vamos ver alguns exemplos: “afternoon” torna-se “arvo”, “barbeque” torna-se “barbie” e “flip flops” torna-se “thongs”.
4. Escolhe um lugar para viver
Para quartos mais baratos e um ambiente jovem, dá uma vista de olhos nos subúrbios de Sydney com mais jovens como Newton, Kingsford e Enmore. Se fores viver para Sydney, sites como o Flatmates e o Domain podem ajudar-te assim a encontrar um quarto numa casa partilhada. O inverno em Sydney também pode ser bastante frio, por isso procura um sítio com um bom aquecimento central e vidros duplos. E não te esqueças que a tua universidade ou escola também te pode ajudar a encontrar uma casa.
5. Prepara-te para adorar Vegemite e Tim Tams
Vegemite, o creme de barrar escuro e amargo, que não é tão bom como o Marmite Britânico, (embora seja suspeita para falar) é muito popular. Se quiseres viver como um Australiano vais ter que te habituar ao vegemite ou ser muito bom a mudar de assunto. Experimenta: “hmm eu era capaz de matar alguém agora por um Tim Tam” e desvia a atenção ao mencionar a bolacha de chocolate mais famosa do país.
6. Estuda o teu seguro de saúde
Os residentes permanentes têm acesso ao sistema de saúde gratuito da Austrália, o Medicare, assim como os visitantes temporários de alguns países como o Reino Unido e a Nova Zelândia. Os estudantes estrangeiros que estejam na Austrália têm que ter um seguro de saúde para estudantes internacionais (OSHC) que cubra consultas, alguns tratamentos hospitalares e algumas receitas médicas. Fala com a tua universidade ou escola quando planeares o teu programa de estudo no estrangeiro para te ajudarem com o seguro.
7. Para te movimentares
O sistema de transportes públicos de Sydney é composto por autocarros, comboio, metro e alguns ferries. Há várias aplicações como a AnyTrip ou a Citymapper que te podem ajudar a planear o teu percurso. Podes pagar as tuas viagens com o contactless do teu cartão multibanco ou comprar um cartão Opal. Podes comprar este cartão na maioria das bancas de jornais ou tabacarias e carregá-lo no telemóvel através da aplicação. Normalmente, as viagens com o cartão Opal são mais baratas.
8. Compra um cartão SIM local
Em vez de pagares de cada vez que usares o teu telemóvel, compra um cartão SIM Australiano quando chegares para facilitar a comunicação com a tua família e os teus amigos. Podes ver cartões SIM com 10 GB de dados na OVO ou na Vodafone, por exemplo, ou tarifários com chamadas internacionais na Telstra.
9. Atravessar a rua fora de uma passadeira é uma infração
Embora nem sempre seja rigorosamente aplicada. Atravessar a rua fora de uma passadeira ou no meio do trânsito pode dar direito a uma multa. Se fores apanhado a atravessar a rua fora de uma passadeira na Nova Gales do Sul, prepara-te para pagar 75$!
10. Não te esqueças de sair de Sydney
O centro de Sydney pode ser um bocado uma selva de betão, mas tens imensas oportunidades para sair e explorar a natureza da Nova Gales do Sul enquanto estiveres aqui. Vai dar um passeio pelo Royal National Park e observa a costa, por exemplo. Tanto podes ir de carro como apanhar a linha de comboio Illawarra.