10 vantagens de estudar no estrangeiro durante mais tempo
Aprender uma nova língua no estrangeiro é uma das coisas mais gratificantes que pode fazer: é óptimo para o seu cérebro (sim, ser bilingue é realmente melhor), óptimo para a sua confiança e óptimo para a sua carreira. No entanto, tornar-se fluente não é fácil, e quanto mais investir e quanto mais tempo passar imerso na nova língua - utilizando-a todos os dias em muitas situações diferentes - mais probabilidades terá de atingir os seus objectivos.
Eis as dez vantagens mais importantes de estudar no estrangeiro durante um período mais longo:
1. Ganhará fluência total
Não é segredo: quanto mais tempo se estuda no estrangeiro, maior é a fluência adquirida. Através de uma combinação diária de aulas e interacções com o mundo real (todos os dias durante vários meses), notará uma melhoria dramática nas suas competências linguísticas, mas também na sua confiança.
2. A sua auto-confiança vai subir em flecha
Não são apenas as suas capacidades de comunicação que vão ser melhoradas: Uma das maiores vantagens de viver no estrangeiro é que a sua auto-confiança também vai aumentar. Navegar numa cultura diferente, fazer novos amigos e gerir um orçamento são competências que o ajudarão a tornar-se um globetrotter confiante e independente.
3. Aprenderás a linguagem local
Há uma diferença real entre aprender uma língua e vivê-la verdadeiramente. Quando passamos um longo período de tempo noutro país, aprendemos as pequenas peculiaridades, as expressões idiomáticas locais e um sotaque muito mais autêntico. Aprenderá a falar como os habitantes locais, perceberá como ler nas entrelinhas e compreenderá a linguagem corporal e os gestos típicos da cultura. Quanto mais souberes a linguagem local, mais profunda será a tua ligação ao teu novo país.
4. Ficará verdadeiramente imerso num novo modo de vida
Estudar no estrangeiro durante uma ou duas semanas dá-lhe um vislumbre de outra cultura, mas uma estadia prolongada permite-lhe mergulhar totalmente no modo de vida do país de acolhimento. Aprenderá a ver o mundo sob uma nova luz à medida que explora todos os aspectos da sua nova casa longe de casa. Quando se estuda no estrangeiro apenas durante algumas semanas, é provável que se tenha de ir embora logo que o barista comece a lembrar-se do seu nome e a saber o que pede todas as manhãs. Os estudantes que estudam no estrangeiro durante um longo período de tempo terão tempo suficiente para encontrar o café perfeito, ter uma entrega de pizza para as noites chuvosas de Netflix e saber a quem telefonar para conseguir uma reserva para aquele brunch super moderno.
5. Terás mais tempo para explorar
Para quem estuda no estrangeiro durante mais do que algumas semanas, é muito mais fácil marcar os destinos e as actividades da sua lista de desejos de viagem. Afinal, não há muito que se possa ver durante as viagens de fim-de-semana. Os estudantes de longa duração beneficiam de férias entre períodos lectivos, o que significa que têm muito tempo para explorar a sua nova cidade e não só. Isto também significa que os amigos e a família podem vir visitar-te - e podes mostrar-lhes a cidade como um local.
6. Vai dar o pontapé de saída na sua carreira
Pergunte a qualquer licenciado: O mundo é muito competitivo. Toda a gente está à procura de algo que faça sobressair o seu CV. Acrescentar uma fluência linguística completa ao seu currículo é a porta de entrada para a carreira dos seus sonhos. Para além do bilinguismo, a sua estadia no estrangeiro também o ajudará a desenvolver um conjunto de competências interculturais que as empresas de todo o mundo procuram quando contratam.
7. O seu futuro tornar-se-á mais claro
Os programas de longa duração dão-lhe a flexibilidade de experimentar a profissão que escolheu para o seu futuro. Muitos cursos permitem-lhe pôr à prova os seus conhecimentos linguísticos graças a estágios e aulas de interesse especial. Terá a oportunidade de conhecer a realidade do sector, ao mesmo tempo que adquire experiência de trabalho internacional vital para o seu currículo.
8. Obterá provas do seu nível linguístico
As universidades e os empregadores vão querer ver uma prova oficial do seu nível linguístico. Ao estudar no estrangeiro durante mais tempo, terá tempo para fazer exames de línguas reconhecidos internacionalmente que o ajudarão a atingir os seus objectivos académicos e profissionais futuros.
9. Vais ficar super inteligente
É um facto: aprender uma língua torna-o mais inteligente, mais empático, etc., etc. A resolução de problemas, as tarefas múltiplas e a tomada de decisões tornam-se mais fáceis à medida que o seu cérebro se torna mais ágil e melhor nos processos cognitivos.
10. Melhorará as suas competências na língua materna
Os estudantes de línguas tornam-se melhores comunicadores mesmo na sua língua materna. Quando se aprende uma língua, está-se - consciente ou inconscientemente - a reflectir sobre as estruturas de ambas as línguas, ao mesmo tempo que se aperfeiçoam as competências em ambas.