Austrália vs. Nova Zelândia: qual é o melhor local para se viver?
Nós vemos-te aí, a decidir entre a “fantástica” Austrália e a “cativante” Nova Zelândia. E nós percebemos: 2 países fascinantes onde se fala inglês, ambos no Hemisfério Sul, ambos perfeitos para viajar de mochila às costas, trabalhar nas férias, e estudar fora. Então, qual vais escolher? Para te ajudar a escolher, nós comparamos alguns dos seus principais pontos de interesse.
Língua
Embora o inglês australiano e o neozelandês sejam muitas vezes considerados “o mesmo”, vais aprender rapidamente a distinguir os dois. Os neozelandeses pronunciam as suas vogais de forma ligeiramente diferente, “bed” pode soar como “bid” e “six” como “sux” enquanto que os australianos têm uma pronúncia marcadamente nasal.
É claro, há imensas gírias locais características. Alguns clássicos Aussie/Kiwi incluem bushwalking/tramping (hikking); thongs/jandals (flip flops); e Esky/chilly bin (cooler). Queres mais? Na Nova Zelândia vais ouvir bro/cuz (friend), chur (thanks, como “chur bro!), hard bro! ( para expressar acordo com um amigo) e sweet as! (cool, awesome). Se a Austrália for o teu destino, nós temos que te dizer: os australianos adoram encurtar as palavras. Começa a praticar com cuppa (cup of tea), choccy (chocolat), biccy (cookie), brekkie (breakfast), avo (avocado), prezzie (present), Chrissy (Chistmas), Chrissy prezzie (Christmas present) e oh muito mais.
Passear
A maior diferença entre viajar na Austrália e na Nova Zelândia é o tamanho. A Austrália é famosa pelo seu grande tamanho com distâncias gigantes (e às vezes desertas) entre as capitais das cidades. Perth fica a mais de 3,600 kilometros de Brisbane, o que é mais longe do que Madrid de Moscovo. Por outro lado, na Nova Zelândia, é completamente possível conduzir até uma cidade ou clima diferente em apenas algumas horas. Em ambos os países, as grandes cidades (como Auckland na Nova Zelândia) oferecem transportes públicos excepcionais. Como bónus, os visitantes da Austrália e da Nova Zelândia podem usar as suas cartas de condução para a mesma classe de carros, só não te esqueças que tens de conduzir pelo lado esquerdo.
Comida
Os visitantes da Austrália e da Nova Zelândia vão ser rapidamente apresentados aos seus respetivos extratos nacionais de levedura (sim, isso é alguma coisa). Vegemite e Marmite são quase impossíveis de explicar aos novatos, mas o amor por eles está nos genes dos Aussie e dos Kiwi. Ama estas pastas e serás amado pelos locais. (Dica rápida: Vegemite e Marmite não são doces nem sequer achocolatadas, apesar da sua cor escura e da sua textura. Mete só um pouco na tua torrada com manteiga e estarás a comer como os locais).
Deixando as pastas de pequeno-almoço salgadas, outras comidas dos Australianos e dos Kiwi que vale a pena adorar são…
Os Allen lollies (Sherbies, Fantales, e Minties) e os Pineaple Lumps (pedaços de ananás desidratados cobertos com chocolate neozelandês)
Os Caramello Koalas (chocolates deliciosos em forma de koala com uma barriga de caramelo gooey) e Perky Nanas (Barras de chocolate neozelandês recheadas com banana desidratada).
Canguru e emu (a Austrália é o único país que come os seus dois animais nacionais) e o Maori hãngi (um método de cozinhar carne numa cova subterrânea).
Desporto e vida noturna
No que toca a desporto, a principal rivalidade entre os dois países é na Rugby Union, quando os kiwis torcem pelos All Blacks e os Aussies pelos Wallabies. Veste as cores do teu país: preto pela Nova Zelândia e verde e dourado pela Austrália. No estádio, faz barulho pelos Kiwi Haka ou grita entusiasticamente “Aussie, aussie, aussie, oi, oi, oi!” pela Austrália
Os viajantes referem com frequência que a Nova Zelândia tem menos variedade de animação noturna – isso explica-se por ser mais pequena e ter cidades menos populosas. O que é claro é que Melbourne e Sydney definitivamente dão nas vistas durante a noite com discotecas, pubs, bares e atuações. Enquanto que em Auckland, podes fazer cannyoning durante a noite, ver as luzes na Sky Tower ou passear pelos mercados noturnos.
Fauna
Com uma lista impressionante dos animais mais venenosos do mundo, os visitantes da Austrália podem cair no erro de pensar que a sua vida selvagem está à vista. Mas não te preocupes, encontros com tubarões, cobras, alforrecas, e aranhas do tamanho de pratos não são coisas que aconteçam no dia-a-dia. Além desses animais um tanto assustadores, animais icónicos e menos conhecidos da Austrália são um desfile de atrações – pensa em cangurus, vombates, bilbies, quokkas, ornitorrincos, e echidnas. Atravessando o mar da Tasmânia, a vida selvagem da Nova Zelândia é definitivamente menos estranha. Os únicos mamíferos nativos do país são morcegos e mamíferos marinhos, no entanto tem uma diversidade notável de aves nativas, como a tui, o papagaio-da-nova-Zelândia ou kea, o pinguim-de-olho-amarelo, e o pássaro kiwi de floresta rasteira.
Clima e espaços ao ar livre
O clima da Nova Zelândia é ameno, mais fresco e mais húmido – o que pode ser algo positivo ou negativo, consoante as tuas preferências. É claro, se estás à espera de um clima quente, a Austrália é definitivamente a tua escolha, embora seja avisado que os meses de verão trazem ondas de calor intensas e humidade.
Ambos os países oferecem extensas paisagens: a Nova Zelândia tem as suas montanhas gigantes, glaciares, lagos e florestas, ao passo que a Austrália ostenta praias incrivelmente bonitas, longas extensões de areia, recifes de coral, praias tropicais, desertos vermelhos e pequenos arbustos. A Nova Zelândia ganha um ponto de bónus pela sua proximidade às Ilhas do Pacífico – um extra para uma futura viagem.
Não é de admirar que a Austrália e a Nova Zelândia estejam tão bem classificadas entre os viajantes e estudantes estrangeiros. Diverte-te no processo de escolha e tem um estadia incrível!