As 8 melhores cidades do mundo para amantes de comida
Quer estejas a viajar, viver ou a estudar fora do teus país, mergulhares completamente numa nova cultura é uma parte essencial da tua experiência. Enquanto exploras um novo destino, a sua história, as pessoas e os costumes compõem uma mistura de texturas, vistas e sabores. Uma vez que a comida é uma parte tão importante das nossas vidas, não é surpresa nenhuma que uma das melhores maneiras de conhecer a cultura de um determinado país é através da sua gastronomia.
Nesta lista, reunimos oito das nossas cidades preferidas para que os amantes de comida possam saborear – buen provecho!
1. Melbourne
Na capital gulosa da Austrália, podes contar com influências de comida de todo o mundo. Graças à sua rica história de imigração no final do século dezanove e inícios do século vinte, Melbourne tem restaurantes e locais dedicados ao melhor da comida Europeia, da América Latina, Ásia e África. Dirigi-te à Londsdale Street para provares os deliciosos bocados de comida Grega, à Lygon Street para petiscos italianos ou à mais antiga Chinatown da Austrália à volta de Little Bourke Street, onde existem restaurantes abertos desde a década de 1860.
2. Berlim
Para muitos, currwurst é um belo resumo do cenário de comida em Berlim, numa pequena e deliciosa embalagem (Kreuzberg’s Curry 36 e Prenzlauer Berg’s Konnopke Imbiss combatem a batalha acesa para o título de “O Melhor Currywurst de Berlim”). No entanto, não te esqueças das várias opções deliciosas de comida Turca e do Médio Oriente que a cidade tem para te oferecer. Começa por visitar o Turkenmarkt – um mercado Turco na rua – para teres acesso às frutas e vegetais frescos, especiarias e pão Turco que este mercado tem para te oferecer. Para além de tudo isto, Berlim conta com alguns dos mais modernos, “trendy” e baratos restaurantes do mundo especializados em todo o tipo de comidas, desde hambúrgueres Vietnamitas à fantástica fusão Asiática.
3. Madrid
Os Espanhóis adoram comer fora por alguma razão – é difícil encontrar um país com mais variedade de tapas e comida para petiscar – e em Madrid os viajantes que estejam a visitar a cidade terão, de certeza, milhares de sítios em que será difícil resistir à tentação de tanta comida. Depois de experimentares a obrigatória tortilha espanhola e churros com chocolate, procura um tradicional cocido madrileño, um bocadillo de calamares (pão com lula frita por cima) e qualquer coisa que envolva bacalhau. Nos fins-de semana ou final de tarde, aproveita as tapas nos bares de La Cava Baja e La Cava Alta e as ruas repletas de restaurantes do bairro de La Latina.
4. Roma
A cozinha Italiana é, sem dúvida, uma das mais populares de todo o mundo e a viagem de um entusiasta de comida não está completa sem visitar a capital, Roma. Aponta estes nomes: pizza bianca, fiori di zucca (flores de courgete), carbonara (experimenta o Da Danilo ou Roscioli no centro da cidade) e a pizza à la Roma (na tua demanda para encontrar a melhor, deves começar pela Prati’s Pizzarium). Se quiseres evitar as multidões de turistas, faz um desvio para os bairros de Testaccio e Trastevere, parando nos vários mercados da zona
5. Seattle
Situado junto à enseada de Puget Sound, a cidade de Seattle é uma tentação para viajantes, deliciando-os com peixe, café, cerejas, barbecues e delícias internacionais. Marisco – mexilhões, amêijoas e ostras – fazem parte da maior parte das listas de “Comidas a Experimentar” dos locais, por isso junta-te a eles e entra na fila para a tradicional sopa de amêijoas norte-americana no Pike Place Market ou para um prato luxuoso de ostras no The Walrus ou The Carpenter (4743 Ballard Avenue). Outras deliciosas refeições – que, sem dúvida, não te deixarão com fome – incluem os deliciosos hambúrgueres de porco desfiado e frango com waffles.
6. Dublin
Com cada garfada acompanhado do sotaque dos locais e a presença de colinas verdes, Dublin é, sem dúvida, uma regalia. O que podes esperar? Pensa em comida tradicional e caseira como: salsichas, “fish’n chips”, ostras e Guinness, “soda bread” e “black pudding” – e não te esqueças das raridades Irlandesas como gelado de sal marinho! Quando estiveres em Dublin, vai ao brunch no Peppernot Café (Powerscourt Town House) e depois dá um saltinho ao Hatch & Sons ou o Pig’s Ear para teres um curso intensivo em comida irlandesa. Tens uma tarde livre? Apanha o comboio até Howth e come o marisco mais fresco que alguma vez vais encontrar, no restaurante Octopussys com refeições estilo-tapas. Uma pint (ou três) ou uma chávena de chá decerto irão garantir um óptimo final de dia.
7. Tóquio
Fresca, saborosa e artística. A comida Japonesa está no topo da lista de muitos e quando estiveres em Tóquio a presença de boa comida nunca faltará. Desde sushi a unagi, tempura, shabu-shabu, andokonomiyaki, a única tarefa difícil vai ser decidir qual comer. Experimenta ramen (noodles de ovo) na Ramen Street na tão popular Tokyo Station ou petisca nas bancadas e nos quiosques das ruas de Yarakucho. Estás num espírito mais aventureiro? Os viajantes mais destemidos devem aventurar-se nos leilões de atum e restaurantes de marisco no mercado de Tsukiji Shijo.
8. Lima
Consideras-te entusiasta de comida e estás a caminho da América do Sul? Deixa que o Perú seja o teu guia! Junto ao mar, em Lima, delicia-te com: savorceviche (peixe cru cortado às fatias, curado em sumo de limão e servido com chilli, batata-doce e milho branco), tiradito (peixe cru) e nikkei (cozinha de fusão Peruana/Japonesa) antes de mudares para outras especialidades Peruanas como tacu-tacu, lomo salteado, ají de galinha e causa. Para marisco começa no La Red (Avenida La Mar, Miraflores), Puto Azul (Avenida Primavera, Surco) e para cozinha de fusão Italiana prova as maravilhas de Los Bachiche (Avenida La Paz, Miraflores).