8 Coisas Para Fazer Em Londres No Inverno
Em toda a sua glória frenética e polvilhada com monumentos icónicos, Londres é um sítio encantador durante todo o ano, mas há algo verdadeiramente especial nela durante o Inverno. As ruas brilham com luzes, as montras das lojas estão repletas de decorações lustrosas e todos se agasalham e passeiam pelas ruas cheias de cor e movimento. Se vais estar em Londres por volta da época natalícia (mais-ou-menos umas quantas semanas), está na hora de vestires roupas quentes e deixar que esto seja o teu derradeiro guia turístico de Inverno.
1. DISFRUTA DA WINTER WONDERLAND NO HYDE PARK
Todos os Invernos, a zona sudeste do Hyde Park é transformado para dar lugar a uma verdadeira celebração de tudo festivo. Veste uma daquelas blusas tricotadas e prepara-te para luzes ofuscantes, bandas ao vivo e altifalantes a tocar música de Natal clássica, aldeias de cerveja a servir vinho tinto à volta de fogueiras e todo o tipo de diversões de feira que possas imaginar.
2. PATINA NA SOMERSET HOUSE
A Somerset House é a típica casa governamental inglesa – alta, grandiosa, e encontra-se mesmo no centro de Londres, directamente após Downton Abbey. As alas perfeitamente aveludadas e assentes em pilares de Somerset House sobrepõem um átrio imenso do Século XVIII que se torna num ringue de gelo para patinagem ao ar livre, durante o Inverno – completo com luzes piscantes e chá de tarde ao pé de Fortnum & Mason. Não existe passatempo invernoso mais britânico que isto.
3. PATINA MAIS NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
Se um feed de Instagram 100% festivo está na tua lista de Natal este ano, o ringue de patinagem no gelo no Museu de História Natural (londrinos não se cansam de patinagem no gelo, aparentemente!) é um requisito. Mais pequeno e íntimo que a Somerset House, o ringue de gelo está emoldurado por árvores espigadas cobertas de pequenas luzes douradas, completas com um entorno de arquitectura ornamentada e uma imensa árvore de Natal – olá, conto-de-fadas moderno.
4. ADMIRA AS LUZES DE NATAL NA RUA OXFORD
Sejamos honestos, independentemente de quando visitares Londres, vais querer visitar a Oxford Street para queimar o plástico de alguns dos teus cartões bancários. Em Dezembro, o icónico distrito de compras em Londres é transformado – graças a umas quantas centenas de milhar de lâmpadas penduradas a iluminar a estrada como bolas-de-neve gigantes e brilhantes. Delicadadas e amplas penas prateadas de pavões alegram a Bond Street este ano e, em pouco tempo, os céus por cima da Regent’s Street são preenchidos com douradas e cintilantes lantejoulas, serpentinas e bobinas.
5. MIMA-TE NO FESTIVAL DE INVERNO DE SOUTHBANK
Se procuras algo fixe para fazer em Londres, o Centro Southbank garante sempre algo a acontecer, logo não é surpresa que o Festival de Inverno seja totalmente festivo. Bares e restaurantes ambulantes aparecerão nas margens do Thames, a encher o ar com cheiros irresistíveis que te deixarão de água na boca por cachorros-quentes, empadas e canecas quentes de vinho tinto. Não te esqueças de comprar umas prendas de Natal no último minuto nas tendas de artesanato, aconchega-te ao pé da braseira de uma cabana de madeira ao estilo Escandinávio ou ouve a Orquestra Filarmónica a tocar clássicos de Natal.
6. VISITA A ÁRVORE DE NATAL NA PRAÇA TRAFALGAR
Visita a maior árvore de Natal em Londres, que se encontra na Praça Trafalgar – com mais de 20 metros de largura. Este gigante abeto (ou pinheiro) norueguês aparece todos os anos, desde 1947, como um presente de Oslo: um ‘obrigado’ da Noruega pela assistência da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. A árvore cerimonial impressiona o público em celebração de amizade e é definitivamente o maior pinheiro festivo que verás nesta época.
7. VAI À BEIRA-RIO NO ANO-NOVO
Claro, o Inverno não é apenas sobre o Natal: o Ano Novo também se aproxima e Londres não faz celebrações pela metade. Faz uma pausa em qualquer que seja a festa em que te encontras para ires ver os fogos-de-artifício ao longo do Rio Thames pela meia-noite. Até o London Eye participa, com fogo-de-artifício de todas as cores a disparar de todas as cabines.
8. VAI PARA DENTRO
Se quiseres uma pausa do tempo invernal e as actividades ao ar livre, lembra-te que Londres está cheia de atrações “indoors” durante todo o ano: entra no Museu de História Natural para tirares algumas camadas de casacos e conheceres os famosos dinossauros, inspeciona as estranhas e maravilhosas exposições na Galeria Tate de Arte Moderna ou salta para uma das cabines do London Eye para uma vista espectacular da cidade por baixo.