50 coisas que adoramos nos Estados Unidos da América
Terra da liberdade, de coragem e, sem dúvida, o país mais popular do planeta. Estas são as 50 coisas que adoramos nos Estados Unidos.
É uma razão por cada estrela da bandeira Americana, sem nenhuma ordem em particular.
1. Domingo da Superbowl
O campeonato anual de futebol Americano é mais do que apenas um enorme evento de desporto. Quando o jogo chega a meio, acontece o maior e mais visto concerto do mundo, com atuações como Beyonce, Prince, Madonna, Bruno Mars, Justin Timberlake e Lady Gaga.
2. A bandeira
Ninguém ama tanto o seu país como os Americanos – nem ninguém o mostra com tanta vontade. Vais ver aquelas “estrelas e riscas” em todo o lado: em camisolas, autocolantes para carros, chapéus, cupcakes e sim, até mesmo na Lua. Facto divertido: Cinco das seis bandeiras postas na Lua ainda lá estão apesar de já terem perdido as suas cores. Vê aqui as fotos.
3. AOC & RBG
Dois exemplos de modelos femininos de topo dos dois lados do espetro geracional. Alexandra Ocasio-Cortez (também conhecida como AOC) é uma congressista novata de Nova Iorque que está a mexer com a sociedade (e as manchetes nacionais) em Washington, enquanto que Ruth Bader-Ginsburg (também conhecida por RBG) é uma juíza veterana do Supremo Tribunal e um ícone do movimento feminista.
4. Os churros
OK, OK, não são uma invenção Americana, mas são um pilar nos menus de sobremesas dos Estados Unidos. E a quem quer que tenha inventado ou tornado popular estes espetos fritos de massa macia, gentilmente (OK, completamente) mergulhados em açúcar e/ou canela e chocolate: OBRIGADO.
5. Os parques naturais
A vasta dimensão deste país significa que, mesmo que tenhas que ir para muito longe, vais encontrar todas as paisagens imagináveis da Terra. Desde o mundialmente famoso Grand Cannyon, até às Montanhas Rockies com o cimo coberto de neve e milhares de quilómetros de linhas de costa impressionantes. Estas maravilhas naturais estão divididas em 58 parques nacionais criados com o objetivo de as manter intactas para as gerações futuras.
6. Starbucks
A sério, onde estaríamos sem ele? O primeiro Starbucks abriu ao público em 1971, em Seattle, e desde aí tornou-se num dos cafés preferidos do mundo. Até inventou a sua própria linguagem para os tamanhos dos copos, algo que aprendemos religiosamente. Alguém quer um venti latte?
7. Broadway
Este teatro icónico de Nova Iorque ainda é um dos melhores lugares do mundo para se assistir a um espetáculo.
8. Hollywood, Los Angeles
A indústria cinematográfica inteira tem que agradecer a Hollywood por cultivar o talento, a tecnologia e os efeitos especiais que lhe deram tanto sucesso como hoje-em-dia. Dirige-te a Hollywood para veres algumas estrelas incomparáveis, fazeres algumas compras ou beberes um sumo detox.
9. A diversidade cultural
Os Americanos celebram e abraçam a diversidade porque é algo que está no seu ADN. A maioria dos Americanos tem ancestrais na Europa, África, América Latina ou Ásia, e reconhecem, na sua maioria, que não seriam a nação que são hoje sem todo este legado.
10. O super tamanho
Quer sejam as suas garrafas de refrigerantes de 1,90 L (que são absurdamente grandes) ou sandes de 1,83 m, não há nada tão grande como na indústria da comida Americana.
11. Desporto
Desde o National Football League (NFL) ao Major League Baseball (MLB), e desde a National Basketball Association (NBA) até à National Hockey League (NHL), os E.U.A. são o país dos desportos profissionais, e não há nada que os Americanos gostem mais do que apoiar as suas equipas.
12. As linhas de costa
Não podemos deixar de falar nelas com entusiasmo. Podes bronzear-te antes de passares a noite em festas em Miami Beach, ver baleias na costa da California, devorar lagostas com vista para o mar em Maine e surfar algumas das melhores ondas do mundo no Hawaii. Não há como negar que os E.U.A. têm algumas das melhores costas do mundo.
13. Os festivais dos Estados Unidos
Desde a estranha criação de Burning Man no deserto de Nevada e da celebração das raízes do jazz no Louisiana’s Jazz Fest, até aos palcos ensolarados do Coachella, os E.U.A. têm um festival para todos os gostos.
14. A televisão Americana
Saturday Night Live, Anatomia de Grey, Os Simpsons, The Bachelor, Stranger Things, Orange is the New Black, Segurança Nacional, Breaking Bad, Parks & Recreation, Friends, independentemente dos teus gostos televisivos, provavelmente há mais do que uma série Americana na lista das últimas séries que viste.
15. A simpatia das pessoas
Independentemente de estares na fila de uma mercearia, a correr para o metro quando as portas estão a fechar ou a dar a primeira dentada nas tuas panquecas ao pequeno-almoço no café da esquina, há 130% de probabilidades de alguém meter conversa contigo.
16. As oportunidades
Quer estejas à procura de um estágio, um trabalho ou uma universidade de excelência, as oportunidades para uma carreira e educação promissoras abundam nos E.U.A.
17. A história da música Americana
Ray Charles, Aretha Franklin, Nat King Cole, Michael Jackson, Louis Armstrong, Chuck Berry, Marvin Gaye, Prince, Stevie Wonder, Elvis Presley, Bob Dylan, Ella Fitzgerald, Billie Holiday – tudo cantores Americanos que ajudaram a criar, dar forma e redefinir a música para o mundo.
18. …e o seu presente
Nem tentes negar que estes cantores não estão na tua playlist do Spotify neste momento: Beyonce, Taylor Swift, Mariah Carey, Jay Z, Alicia Keys, Kanye West, Eminem, Madonna, Nick Jonas (and the other brothers), John Legend, Kurt Cobain, Adam Levine, John Mayer, Pharrell Williams…
19. A Disney
Desde os parques temáticos gigantes na Flórida até aos inúmeros filmes icónicos que definiram a nossa infância, a Disney tem trazido felicidade às crianças e aos adultos desde o seu primeiro filme – A Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937.
20. NASA
O Espaço é interessante. Conseguir ver o lançamento de um foguetão é muito fixe. E ser capaz explorar o interior da base de lançamentos da NASA, na Flórida, onde os astronautas treinam e os melhores astrofísicos e engenheiros aeronáuticos exploram o Espaço como algo real, é MUITO fixe.
21. Bagels
O fascínio da América por estas bombas de hidratos circulares levou à criação de algumas das melhores sandes e doces do planeta. Experimenta o bagel de passas e canela ao pequeno-almoço, recheado com salmão e queijo creme ao almoço e acaba o dia com o bagel arco-íris, digno de uma foto para o Instagram.
22. Desportos de neve
Os E.U.A. têm algumas das melhores áreas do mundo para fazer esqui, incluindo lugares famosos como Aspen, Breckenridge, Squaw Valley, Jackson Hole, Alta-Snowbird, Stevens Pass e Stowe, entre muitos outros. Com tantos lugares por onde escolher, até os mais aficionados não vão conseguir experimentar todos.
23. Silicon Valley
No Sul de São Francisco está um dos maiores e mais importantes centros de tecnologia e inovação do mundo. Casa do Facebook, da Apple, Google, Tesla e Visa, este centro de empreendedorismo é o sítio ideal para empresários experientes que queiram colaborar e criar.
24. A manteiga de amendoim
Agarra num frasco de manteiga de amendoim Reese’s para um pouco de batota com manteiga de amendoim e chocolate, ou então a alternativa “mais saudável” – a sandes de manteiga de amendoim e geleia.
25. Os Grandes Lagos
Tão maravilhosos quanto vastos, estes cinco lagos interligados na fronteira entre os E.U.A. e o Canadá constituem o maior reservatório de água doce do mundo e proporcionam atividades ilimitadas como passear de barco, nadar, pescar ou fazer caiaque nos teus dias livres.
26. Molho “Ranch”
Uma invenção completamente Americana e sem dúvida o molho para saladas mais saboroso. É tão popular nos Estados Unidos que vais encontrar este molho com sabor a todos os tipos de alimentos, incluindo – e nunca vais adivinhar este – molho “ranch” com sabor a refrigerante.
27. Os sotaques regionais
Os Americanos têm orgulho na sua variedade de sotaques regionais. Desde o sotaque arrastado dos estados do Sul como o Mississippi e o Louisiana até ao sotaque anasalado do Texas e despreocupado e cheio de gírias da Califórnia. Vê aqui as expressões mais cool da Califórnia
28. A Meghan Markle
Um presente dos Estados Unidos para o Reino Unido e, indiscutivelmente, a melhor coisa que podia ter acontecido à família Real Britânica desde o nascimento dos filhos do Príncipe William.
29. Costco
Um paraíso de compras apenas para sócios onde podes comprar tudo o que quiseres em grandes quantidades. Um presente de Deus para as famílias Americanas numerosas e para as pessoas que não compram um ou dois molhos “ranch” mas sim uma dúzia para conseguirem sobreviver.
30. Pumpkin Spice
Sabes que o outono está a chegar quando os pumpkin spices latte começam a encher o teu Instagram. Obrigado ao Starbucks por tornar este sabor popular em todo o mundo.
31. Esculpir abóboras
Qual é a panca dos Americanos com as abóboras? Além de ficarem deliciosas em tartes e bebidas, este vegetal (bem, tecnicamente é um fruto) fica fantástico sem o seu interior e com uma vela dentro para o Halloween.
32. Beyonce & Jay-Z
Este poderoso casal domina tudo, desde o R&B ao hip-hop, moda e arte moderna e até mesmo direitos civis. Se os Estados Unidos tivessem um rei e uma rainha, estes dois estariam a usar as coroas.
33. Reality TV
Desde programas de talentos como o American idol e o The Voice que já lançaram as carreiras de várias super estrelas, até ao The Bachelor, a perdição de toda a gente, os Estados Unidos já nos apresentaram os programas mais desumanos, hilariantes e espetaculares da Televisão. Obrigado!
34. Thanksgiving
Ainda falta muito para o Natal? Felizmente há o Thanksgiving um mês antes! O Dia de Ação de Graças é uma oportunidade para reunir os teus mais queridos e próximos sem toda aquela pressão de comprar presentes. Além disso, é uma ótima oportunidade para te encheres com peru (ou alguma carne parecida), tarte de abóbora e molho de arando.
35. As compras da Black Friday
No dia a seguir ao Thanksgiving há o maior dia de compras do ano, com descontos gignates online e offline. Apesar de as compras online já não estarem só limitadas à Black Friday (também há a Cyber Monday), ainda assim é um dia em que muitos Americanos fazem compras até não poder mais.
36. BBQ
Apesar de o conceito de um churrasco ser originário das Caraíbas, sem dúvida que não há nada mais Americano do que uma grelhador no quintal com hambúrgueres, bebidas frescas e um amigo ou dois para partilhar.
37. Target
É outra instituição de compras e uma favorita do milénio. Amiga do Pinterest, bem organizada e cheia dos aparelhos, roupas, candeeiros ou cortinas de duche com que sonhas.
38. A natureza
Quintas, cordilheiras, colinas e planícies, desertos, lagos e riachos – os Estados Unidos realmente têm de tudo. Podes passar uma vida inteira a explorar as maravilhas naturais que os E.U.A. têm para oferecer e ainda assim sentir que só viste uma parte.
39. Road trips
Haverá algo mais Americano do que ir para a estrada com os amigos e explorar estradas secundárias num descapotável de segunda mão com o vento a bater na cara?
40. O 4 de julho e os fogos-de-artifício
Lembras-te aquele churrasco de que falámos antes? Faz um no dia 4 de julho, decora tudo com vermelho, branco e azul e lança fogo-de-artifício. É a maior festa dos Estados Unidos da América e não vais querer perder.
41. Os Museus Smithsonian
É o maior complexo cultural, museológico e educativo, composto por 19 museus e um Jardim Zoológico. É um sítio que não podes perder em Washington D.C. e um presente para a Humanidade.
42. Há um drive-through para tudo
Os Americanos adoram os seus carros – e inventaram uma forma de ter tudo sem terem de sair do carro. Podes casar-te dentro de um carro em Las Vegas, comprar o teu peso em donuts no drive-through do Dunkin’ Donuts, e até mesmo fazer as compras para a tua despensa dentro do carro. Há como não gostar disso?
43. Michelle Obama
Desvia-te Barack. A ex-primeira-ministra dos Estados Unidos da América é indiscutivelmente mais popular do que o seu marido nos dias que correm, e é tão fascinante como acessível.
44. Frango e waffles no Amy Ruth’s em Harlem, NYC
Vai ao Amy Ruth’s para a tua dose deliciosa e reconfortante da clássica comida afro-americana – frango com waffles. (Não sabias que se podia comer frango com waffles? Agora já sabes.)
45. O Secundário
Cheerleaders, equipas de futebol americano, coros de escola e bailes e finalistas – a experiência de um liceu Americano é única e, de muitas formas, a melhor expressão de compromisso Americano com a comunidade e em fazer as coisas em conjunto.
46. Ivy League das universidades
Harvard normalmente está no topo dos rankings globais das melhores universidades do mundo. É verdadeiramente difícil entrar lá e proporciona não só uma excelente educação como imenso prestígio. Não tens a certeza se te encaixas em Harvard? Não faltam universidades de classe mundial nos E.U.A., incluindo Princeton, Stanford, Yale, MIT e Columbia – e podes ver aqui como conseguir entrar numa.
47. Stand-up comedy
É uma forma de comédia ao vivo inventada nos E.U.A. e dominada por comediantes famosos como o Eddie Murphy, Jerry Seinfeld, Dave Chappelle, Sarah Silverman, Chris Rock, Ellen DeGeneres e a Amy Schumer. Tornou-se num pilar da programação da Netflix na forma de Netflix Specials e já lançou muitos comediantes que se tornaram atores como Zach Galifianakis, Robin Williams e Jim Carrey, entre muitos outros.
48. Cozinha Tex-Mex
Podes agradecer aos Mexicanos Americanos do Texas por terem tornado as suas receitas de família em alguns dos melhores pratos do mundo. Nachos, burritos e fajitas – isso é Tex-Mex e é delicioso.
49. Ar condicionado
OK, podes ter isto em casa, ou pelo menos em lojas e escritórios nas proximidades, mas nos E.U.A. o ar condicionado é uma realidade. Casas, carros, escritórios, lojas, aeroportos, não interessa; se está quente lá fora, os Americanos vão certificar-se de que fica fresco cá dentro.
50. Entrega de comida
Comprar comida sem precisar de sair do carro pode ser conveniente, mas um rapaz pelas ruas de L.A. com a tua pizza na bagageira, leva a conveniência a um outro nível. Comida chinesa, mexicana, pizza, hambúrgueres ou sushi – não há, literalmente, nenhum tipo de comida que não possa ser entregue à porta da tua casa na boa e velha América.