Dicas de viagem – As aprendizagens de uma vida
Todos os amigos nos perguntam por dicas de viagem. Mas a verdade é que esse pedido é muito injusto, grande parte das vezes.
“Aquele que regressa de uma viagem, não é o mesmo que partiu.”– _Provérbio Chinês
_
Viajar muda vidas e permite-nos descobrir quem somos, de facto, e o mundo em que vivemos. Tornamo-nos poéticos e sentimentais enquanto aprendemos a fazer orçamentos, organizar e arrumar a mala. É uma das mais divertidas maneiras de se tornar numa melhor versão de si próprio – e nós temos 11 razões para o provar.
1. COMO DECIDIR “LIKE A BOSS”
Em casa sabe sempre qual o melhor sítio onde comprar aquele artigo específico, ou a sua pizzaria favorita. Quando viaja, basicamente não sabe nada e vai ser confrontado com um sem número de decisões que o pode deixar atordoado – desde comida a alojamento e horários de autocarro. Pode-se tornar ligeiramente intimidante de início, mas decidir com confiança irá tornar-se cada vez mais fácil – e ser capaz de confiar nas suas próprias decisões é uma sensação fantástica e uma excelente ferramenta para adicionar ao seu arsenal.
2. COMO TORNAR-SE NUM PERITO EM ORÇAMENTOS
Quando viaja é necessário garantir que o dinheiro irá ser suficiente durante a viagem, quer seja semanas ou meses. As suas prioridades irão mudar – desde fases de compras excessivas a compras meticulosamente planeadas. Ao mesmo tempo vai aprender quando poupar e quanto esbanjar: uma semana a comer almoços de supermercado para poder participar numa viagem de snorkeling na Grande Barreira de Coral? Sim, por favor!
3. COMO SER RELAXADO E FLEXÍVEL
É bom ter um plano, mas os melhores planos são aqueles que podem ser alterados e ao longo da viagem é expectável que isso aconteça: autocarros e comboios vão atrasar-se e os dias vão ser chuvosos. Tudo isto é perfeitamente normal – não fique stressado com os itinerários e horários. Viajar é sobre ter boas histórias para contar, não é para fazer um “tick” naquele país e nos pontos turísticos e seguir viagem.
4. COMO VIVER A LÍNGUA
Ter que se habituar a uma língua estrangeira para comprar comida, ir a certos sítios e arranjar alojamento – e não só para ter uma boa nota – é uma dar melhores formas de aprender. Ajudá-lo-á a fazer amigos, explorar uma cultura diferente e aproveitar a sua viagem ao máximo. Por isso, independentemente para onde vá, aprenda sempre algumas palavras: no fim de contas, os habitantes locais sabem sempre os melhores restaurantes, bares e atalhos.
5. COMO SENTIR-SE GRATO
Com a sua viagem, vai poder estar numa posição invejável, em que tudo à sua volta será novo – algo que se torna cada vez mais difícil, à medida que envelhece. Estar num novo ambiente permite-lhe absorver e viver mais intensamente as pequenas coisas que tornam a vida entusiasmante e as memórias inesquecíveis: viajar fá-lo-á lembrar da importância que tem viver a sua vida, não só com os olhos abertos e ouvidos atentos, mas também com uma mente aberta.
6. O QUÃO POUCO IMPORTAM BENS MATERIAIS
Quando viajar pelo mundo depressa se aperceberá do quão pouco, ou melhor, o quanto precisa de apenas algumas coisas grandes e pesadas para ser feliz – e não será só pelas dores de costas que acumulará por ter que carregar uma mala grande e pesada para todo o sítio. Viajar é uma excelente maneira de “desentupir” a sua vida do que é desnecessário, quer seja mental ou fisicamente. Felizmente, memórias não ocupam muito espaço na sua mochila – irá sem dúvida aprender a fazer a sua mala como um perito.
7. COMO PARTIR, PARA CHEGAR
Muitas das questões importantes da vida foram respondidas enquanto se viaja. É difícil identificar o porquê deste processo de autoconhecimento acontecer enquanto se explora o mundo, mas há algo que torna a organização dos seus pensamentos e de pôr as coisas em perspectiva, mais fácil: talvez seja o clima diferente, a falta de banhos ou o simples pôr-de-sol que acabou de ver. Acrescente o facto de ter uma distância suficiente, mental e física, entre si e a sua vida rotineira e tem a receita ideal para resolver todo o tipo de problemas.
8. COMO APRECIAR A SUA PRÓPRIA COMPANHIA
Vivemos num mundo em que estamos ligados com qualquer pessoa, à distância de um clique. Ser capaz de passar tempo sozinho sem se sentir sozinho é uma das capacidades mais subvalorizadas dos dias de hoje. Quando viaja sozinho, em algum ponto da sua viagem, vir-se-á praticamente obrigado a apreciar a sua própria companhia. Quando se sentir feliz e calmo, sem depender de outras pessoas, poderá, com quase toda a certeza, dizer que ganhou neste jogo que é a vida.
9. COMO FAZER AMIGOS EM QUALQUER LADO
Quando já estiver de viagem há algum tempo, começará a desenvolver um radar para pessoas com grandes mochilas, roupas confortáveis e um brilho muito característico no seu olhar. A melhor parte de conhecer os seus colegas viajantes é que pode partilhar histórias, viajar juntos durante algum tempo ou simplesmente trocar algumas dicas antes de seguirem caminhos diferentes. Algumas pessoas irão apenas ajudá-lo a com a sua mala, outras tornar-se-ão amigos para vida.
10. COMO VAGUEAR OFFLINE
Adopte o estilo de vida Carpe Diem enquanto viaja, sem se preocupar como é que algo irá parecer no Facebook ou Instagram: o número de gostos e partilhas deve ser a última preocupação na sua lista enquanto assiste a um pôr-de-sol. Viajar é uma boa maneira de se desligar do seu dia-a-dia, figurativa e literalmente. Não se preocupe em manter o contacto com todos ou tirar fotografias a tudo. Esteja simplesmente, observe e maravilhe-se.
11. COMO EXPERIMENTAR COISAS DIFERENTES
Viajar é a oportunidade perfeita para sair da sua zona de conforto – afinal, todos os posters motivacionais dizem que é aí que a vida começa. Peça direções utilizando o seu vocabulário, de apenas 5 palavras, de Chinês, explore uma cidade nova sem mapa e coma aquele grilo frito ao pequeno-almoço. Não se coloque em situações perigosas – mas não se esqueça de ser aventureiro e de acumular o máximo de experiências novas que conseguir.