10 razões para adorar Boston
Uma das maiores cidades na Nova Inglaterra e empoleirada na linha costeira norte-americana, Boston é uma cidade popular junto dos locais, dos turistas e dos estudantes – e é fácil ver o porquê. Mesmo que não possas começar já a fazer as malas, aqui estão dez grandes razões 10 razões para adorar Boston e para planear uma viagem a esta cidade charmosa.
1. Tem muita história americana
Seguir o Freedom Trail é a maneira perfeita de explorar Boston. Segue os indicadores de tijolo vermelho por toda a cidade e vai parando nos 16 pontos de referência que representam diferentes pontos chave da história da cidade de Boston e da história dos Estados Unidos. Desde o Boston Common ao Bunker Hill Monument, vais passar pelo local do massacre de Boston, entrar a bordo do USS Constitution e aprender mais sobre a Revolução Americana – tudo em apenas 4 quilómetros.
2. É muito bonito
Para qualquer lado que olhes, a maravilhosa arquitetura histórica mistura-se com os edifícios do século XXI. Passeia por ruas de calçada e avenidas ladeadas de árvores e explora o porto moderno e vibrante, tudo no mesmo dia. O ponto de referência principal de Boston, a Old State House, é o edifício público mais velho da cidade e foi da sua varanda que foi lida a Declaração de Independência em 1776. A sua arquitetura georgiana e a tijoleira vermelha formam a imagem perfeita para um postal e para o teu feed do Instagram.
3. É um hot-spot da educação
Como uma das principais cidades no maior país falante de Inglês do mundo, Boston é um lugar fantástico para aprender Inglês. Toda a cidade tem sede de conhecimento. Boston central é a casa de mais de 250 000 estudantes universitários e do outro lado do rio Charles, em Cambridge, podes encontrar a Universidade de Harvard – a instituição de ensino superior mais antiga na América do Norte e uma das melhores universidades do mundo. Se és um génio na tua área, esta pode ser a melhor destas 10 razões para adorar Boston.
4. Podes viver aquela vida da cidade…
Boston é uma cidade metropolitana animada e é a casa de mais de 4.7 milhões de pessoas. As ruas estão repletas de energia e há diversos bairros diferentes com o seu próprio charme para explorar aos fins de semana. Com música e festivais de comida, exposições de arte e eventos desportivos (vamos Red Sox!), há sempre algo interessante a acontecer!
5. … mas sentires que estás a viver numa cidade pequena.
Os bostonianos também desfrutam da simpatia de uma cidade pequena. Muito menos frenética que a cidade vizinha da Costa Leste, Nova Iorque, a descontraída cidade de Boston ganhou a sua alcunha de ‘America’s walking city’ devido ao facto de mais de 15% da população ir a pé para o trabalho – um recorde nos EUA. Porquê apanhar o metro quando podemos caminhar por avenidas repletas de folhagens verdes?
6. Tem imensa vida selvagem marítima
Situada na costa noroeste dos Estados Unidos, Boston é abençoada por vistas arrebatadores do oceano e proporciona oportunidades espetaculares para observação de baleiras. Baleias jubarte, baleias-comum e baleias minke alimentam-se às centenas durante o verão nas águas frias de Nova Inglaterra e frequentemente apenas a alguns quilómetros da costa. Entre Maio e Outubro as viagens em catamarãs de observação de baleias quase garantidamente se aproximarão destes gigantes dóceis.
7. O peixe e marisco são incríveis
Tanto como as baleias que são atraídas pelos ecossistemas marinhos altamente produtivos, também os pescadores o são. Boston é conhecida como o sítio ideal para se comer bem, se souberes distinguir um caranguejo rei de camarão. Não tens de ir a restaurantes finos para experimentares o melhor marisco de Boston. Duas palavras: lobster rolls. Estas sanduíches mundialmente famosas, recheadas com lagosta apanhada a poucos quilómetros de distância do restaurante são tão boas que fazem qualquer um querer mudar-se para Boston. Dá uma vista de olhos a este guia de gastronomia em Boston.
8. E as bebidas quentes também
Não podemos falar de Boston sem falarmos de chá. (E não digo isto porque sou inglesa.) O famoso acontecimento da Boston Tea Party – em que bostonianos pró-independência se revoltaram contra o novo imposto sobre o chá e atiraram um carregamento de chá à água – é mais conhecido como um dos eventos que desencadearam a Guerra da Independência. Mas alguns aficionados do café também alegam que foi devido ao juramento dos patriotas de nunca mais beber chá que nasceu o amor dos americanos pelo café. Mergulha diretamente na cultura do café e dirige-te ao centro da cidade para encontrares os cafés mais hipsters.
9. As celebrações do Dia de St Paddy’s
Boston tem uma costela irlandesa, com mais de 20% da população com descendência irlandesa. Milhares de irlandeses instalaram-se em Boston no século XIX e ajudaram a construir a cidade no que é hoje. Para onde quer que olhes, a orgulhosa herança irlandesa é clara, com pubs animados irlandeses com noites de música ao vivo a cada esquina, que fazem de Boston um lugar fantástico para celebrar o Dia de St. Patrick! E isso até se reflete no nome da equipa de basquetebol: os Boston Celtics.
10. É extremamente bem localizada
Com um aeroporto internacional bem servido, o resto dos Estados Unidos (e mais longe) é de fácil acesso, talvez até dê para passar um fim de semana em Reiquejavique ou apanhar sol em Miami. Além disso, podes chegar a Nova Iorque em menos de quatro horas de avião. Para uma viagem de carro épica, Montreal fica a menos de cinco horas de carro e a Nova Inglaterra é conhecida pelas suas paisagens campestres e cenários naturais deslumbrantes.
Depois destas 10 razões para adorar Boston, vai ser difícil não ir logo de seguida comprar os bilhetes de avião!