10 razões para adorar San Francisco
Ofuscada por vezes pelas suas vizinhas californianas, Los Angeles e San Diego, o centro de inovação da América merece definitivamente alguma atenção. San Francisco é um destino fantástico para qualquer pessoa, desde amantes de natureza até apaixonados por história.
1. Tem arte de rua fantástica
Em San Francisco, um simples passeio pelo quarteirão pode levar-te a ver uma exposição de arte gratuita a céu aberto. Artistas nacionais e internacionais já deixaram a sua marca colorida na cidade com pinturas gigantes a decorar edifícios, muros e becos. O Mission District e o The Castro são ótimos locais para apreciar arte de rua, por exemplo.
2. A cultura do café reina
Os habitantes de San Francisco levam o seu café muito a sério. Desde cafés de especialidade e torradores de café locais até carrinhas paradas em esquinas ou parques, nunca vais estar muito longe de uma chávena de café. E é certo que vai ser bom.
3. Possui uma vida marinha incrível
A costa californiana é um dos melhores lugares para ressuscitares os teus sonhos de infância de biólogo marinho. Podes avistar focas na baía e os leões-marinhos costumam descansar na frente marítima da cidade. Se fores ao Pier 39 vais ver grandes grupos no cais. Além disso, podes fazer um passeio de barco para ver golfinhos e orcas, baleias-de-bossas, cinzentas e azuis, consoante a altura do ano.
4. Tem história
Esta ilha é capaz de ter a prisão mais famosa do mundo. Agora um marco histórico, Alcatraz já foi uma prisão para os criminosos mais perigosos e famosos da América. Localizada numa ilha a 2 km da costa, nas águas agitadas da baía de San Francisco, era claramente difícil de escapar dali - apesar de muitos terem tentado. Uma visita a este local é algo obrigatório quando estiveres a conhecer a história de San Francisco.
5. É um centro de inovação
Empreendedores e empresas que estão no início abundam em San Francisco. A cidade é conhecida como uma capital da tecnologia e inovação por isso há oportunidades de emprego fascinantes se quiseres viver aqui. E se estiveres só a visitar também há muitos desenvolvimentos tecnológicos de ponta e criativos que podes aproveitar. Queres uma aplicação que te diga onde fica a carrinha de comida indiana mais próxima ou que te avise quando o famoso nevoeiro da cidade vai aparecer? Sim, por favor!
6. Não podes perder uma feira de rua
Os habitantes de San Francisco adoram sair à rua para uma boa festa. E as feiras de rua acontecem por toda a cidade durante o ano inteiro. Conhecer um bairro com música ao vivo, comida, bebidas e vendedores de artesanato e arte - o que há para não gostar?
7. Há natureza por todo o lado
Se gostas de fazer trilhos, observar animais selvagens ou queres simplesmente fugir da cidade, San Francisco tem uma grande variedade de espaços verdes para explorares. Se for no centro da cidade podes ir ao Golden Gate Park. Se for fora, podes subir um dos Twin Peaks onde vais ter uma vista incrível sobre a cidade.
Para grandes caminhadas pela natureza, atravessa a Golden Gate Bridge e vai explorar a Golden Gate National Recreation Area ou o Muir Woods National Monument, onde vais encontrar florestas das famosas sequoias.
8. E vistas para o mar
Na costa Oeste da cidade há praias de areia branca cénicas como a Baker Beach, a Ocean Beach e a Funston - perfeitas para uma longa caminhada e para deixares que o ar fresco te rejuvenesça. Nadar aqui pode ser perigoso devido às marés, por isso é mais seguro apreciar a paisagem costeira escarpada de terra.
9. Podes imaginar que estás num filme
San Francisco tem sido o cenário de muitos filmes e séries. Desde a estrada cheia de curvas que termina na Lombard Street até à Golden Gate Bridge, passando pelo Golden Gate Park, pelo San Francisco Zoo e pelas Painted Ladies - um conjunto de casas Victorianas e Eduardianas muito elegante e colorido.
10. A cena gastronómica é épica
San Francisco tem uma ótima reputação como uma cidade com restaurantes fantásticos e variados. Desde comida de rua, mercados e pequenos restaurantes locais até restaurantes com estrelas Michelin. E menus com pratos internacionais italianos, mexicanos, nepaleses e peruanos. Podias passar meses a comer fora na cidade. Queres um conselho? Tenta!