10 dicas de fotografia em viagem que te vão tornar num pró
Para mim, fotografia anda a par com viagens. Passear por uma cidade nova com o meu iPhone na mão ou a minha câmara pendurada aos ombros é uma forma gratificante de recordar memórias e capturar ótimos momentos. Além disso, é também uma maneira de ver o mundo com um olhar revigorado e de transformar o que vi em algo novo, talvez até algo inesperado.
20 000 fotografias depois aprendi umas quantas coisas sobre este meu hobby favorito. Aqui estão as minhas dez dicas de fotografia de viagens que te vão “tornar um pró” e o melhor fotógrafo de viagens.
“A camera is a save button for the mind’s eye.” (a câmara é um botão para guardar a mente do olhar)
– Roger Kingston
1. Nunca saias de casa sem uma câmara
A sério, vais arrepender-te.
2. Lembra-te dos teus cartões de memória
Certifica-te de que tens cartões de memória suficientes disponíveis se estás a fotografar com uma câmara digital ou espaço suficiente no telemóvel se estás a fotografar com ele. Não há nada pior do que aquela mensagem ‘cartão cheio’ no ecrã da tua câmara num momento que é perfeito para uma fotografia.
3. Levanta-te com o sol
Levanta-te cedo e tenta sempre apanhar a hora de ouro no final do dia (essa é a hora ou então mesmo antes do sol se pôr); a luz faz a seu magia nessa altura e uma boa luz faz ótimas fotografias.
4. Aprende uma saudação local
Isto é especialmente importante se gostas de tirar fotografias de pessoas. É educado e aumenta a probabilidade de que a pessoa a quem estás a tirar a fotografia veja isso como algo positivo e não uma intrusão. É também uma boa ideia pedir-lhes autorização para lhes tirar uma fotografia; um aceno de cabeça amigável na direção deles normalmente resulta (eles acenarão de volta se estiverem de acordo com que tires a foto). No entanto, lembra-te que em algumas culturas não é bem aceite tirar fotos às pessoas, especialmente a estranhos.
5. Senta-te num café local
Não há nada mais inspirador do que olhar para as pessoas de uma nova cidade e tirar algumas fotos enquanto fazes isso. Pensa numa esplanada de um café em Paris numa tarde solarenga de Outubro.
6. Abraça o desconhecido
Evita as viagens turísticas de autocarro e perde-te em vez disso. Por exemplo, tira a tarde para explorar e põe o mapa de parte; consegues encontrar a foto mais bonita nos sítios mais invulgares e inesperados. Esta é uma das melhores dicas de fotografia que alguma vez terás.
7. Demora o teu tempo
Vive na tua cidade, se puderes; não passes apenas por lá. Passar umas semanas ou até uns meses num novo sítio vai permitir-te conhecer a cultura e as pessoas. Por isso, lembra-te que tempo, paciência e gosto pelo sítio que estás a fotografar vão transparecer nas fotografias que tiras.
8. Pensa em todos os momentos como oportunidades fotográficas
Tenta desviar-te das fotografias do pôr do sol. Não que elas não possam ser boas, mas há verdadeira beleza nos sítios em que menos esperas – e podes treinar o teu olhar para encontrar esses momentos invulgares e ângulos únicos. Isto precisa de prática mas vale tanto a pena – vai tornar as tuas fotos muito mais interessantes ao longo do tempo.
9. A regra 1000/60
Na minha experiência, precisas de tirar várias fotografias para teres algumas pedras preciosas, por isso tirar 1000 fotos numa das minhas viagens e ter 60 com as quais estou mesmo satisfeito é completamente normal. Portanto, não esperes que todas as fotos sejam perfeitas, mas em todas as fotos podes encontrar algo interessante (ponto 8). Ah, e não apagues fotografias antes de as teres visto no ecrã do computador (o ecrã da câmara nunca é muito bom), a não ser que tenha sido claramente um erro; pode acabar por ser a tua fotografia favorita no final da viagem.
10. Editar, editar e depois editar mais
Aqui está a última das nossas dicas de fotografia. Não faças posts de todas as tuas fotos de férias no Flickr ou no Facebook. Escolhe as melhores, edita-as com uma simples ferramenta de editar como o iPhoto ou o Lightroom no teu computador. Ou então, com a aplicação VSCO ou o Instagram no teu telemóvel. Depois, faz apenas o upload de um álbum com as melhores fotografias no teu site favorito de partilha de fotografias. Qualidade acima de quantidade é muito importante em fotografia; um álbum de fotografias maravilhoso que vai inspirar outros a seguir os teus passos vale mesmo 1000 palavras.